Rob9-16 promove oficina “Project X: Autonomia Sobre Rodas”

Entre os dias 6 e 10 de abril, o clube de robótica Rob9-16 dinamizou, no campus Oeiras, a oficina “Project X: Autonomia Sobre Rodas”. Os jovens dos 9 aos 16 anos tiveram a oportunidade de criar carros autónomos, com recurso ao Arduino.

Primeiro aprendemos o código e depois aplicámos no carro, o que foi mais complicado.

Maria, 15 anos, participante

O núcleo, que se dedica à robótica, ensinou os mais novos a programar, resolver desafios de lógica e de criptografia e a construir sistemas eletrónicos. Os jovens foram desafiados a desenvolver um carro que andasse e reagisse ao ambiente. “Tínhamos de fazer com que o carro não batesse nos obstáculos e encontrasse o melhor caminho”, explica Guilherme, participante da atividade.

“Aqui é divertido, não é uma coisa muito séria. Dá para aprender e ao mesmo tempo estar à vontade”, afirmou Margarida, colega de atividade, que destacou o ambiente de aprendizagem como “prático e descontraído”.

Gostei muito de fazer o carro, mas também da atividade do labirinto no computador e da criptografia. (...) Gostei de tudo!

Margarida, 11 anos, participante

Já Ana Pinto, estudante de Engenharia Aeroespacial e monitora nesta edição, realçou a importância de cultivar o interesse nesta área desde cedo: “Muitos chegam ao Técnico sem nunca terem tido este tipo de experiência, e aqui ganham uma base e confiança que faz diferença”, afirmou. Este pensamento foi reforçado por Sofia, participante na oficina: “Eu sei que quero seguir uma área ligada à robótica, e isto ajuda a perceber melhor o que gosto”, referiu.

A semana terminou com uma mini-competição entre os carros desenvolvidos.

Estamos a programar, a construir e a ver as coisas a acontecer. Acho que é isso que torna tudo mais interessante.

Sofia, 13 anos, participante

Notícia e fotografia: Técnico

Tópicos: