Técnico contribui novamente para 1.º lugar nacional da ULisboa no ranking QS

Conhecidos os resultados do QS World University Rankings by Subject referentes a 2024, a Universidade de Lisboa (ULisboa) surge no primeiro lugar enquanto instituição de ensino superior portuguesa na área ‘Engenharia & Tecnologia’, área onde o Instituto Superior Técnico contribui largamente para o desempenho desta universidade.

A ULisboa subiu do 335.º lugar obtido em 2023 para o 266.º lugar, entre as 1559 instituições de ensino superior (IES) que figuram na edição deste ano do ranking. Na área de ‘Engenharia Elétrica e Eletrónica’, ficou classificada no intervalo 151-200.

As classificações foram publicadas a 10 de abril e ordenam as IES por disciplinas individuais em função de cinco critérios – ‘reputação académica’ indicada pelas respostas de membros do meio académico, ‘reputação entre empregadores’, ‘citações por artigo’, o indicador de produtividade e impacto ‘h-index’ e o índice ‘International Research Network’, que “reflete a capacidade de uma instituição para diversificar a geografia da sua rede de investigação internacional”, segundo o site do ranking.

QS World University Rankings by Subject é elaborado pela empresa de análise Quacquarelli Symonds (QS) em parceria com a editora científica Elsevier. A edição de 2024 destes rankings incorpora 55 disciplinas individuais divididas por cinco áreas gerais do conhecimento.

Notícia completa aqui.