Sala limpa inaugurada no campus Taguspark

O evento decorreu no contexto da celebração do 30º aniversário do Instituto de Telecomunicações (IT)

A 5 de dezembro, foi inaugurada a primeira sala limpa para a montagem de nano-satélites, no campus do Taguspark.

De acordo com as palavras do Professor Rui Rocha, Co-Diretor do IST Nanosat Lab, “esta é uma infraestrutura indispensável para quem queira trabalhar em projetos aeroespaciais, sobretudo a partir de uma determinada dimensão”.

A sala limpa, com classificação de ISO-7 equivalente à classe 10 mil partículas por m³, mantém a sala sem poeiras através de um compressor que coloca ar filtrado na sala, tornando a pressão da sala superior à pressão atmosférica. Após o agradecimento do financiamento que foi feito pelo IT, José Carlos Pedro, Presidente do IT, afirmou que “cabe a cada investigador avançar com as propostas e depois bater-nos à porta dizendo que têm estas ideias e explicar as razões para serem apoiadas. E nós apoiamos porque, de facto, é esse o grande mérito que o IT tem”.

Dentro da sala encontrava-se o ISTSat-1, o primeiro satélite universitário e o primeiro cubosat português. O objetivo da equipa do IST Nanosat Lab é lançar o satélite para a órbita. Contudo, para isto, quaisquer poeiras residuais no ISTSAT-1 têm de ser eliminadas, uma vez que estas podem danificar outros satélites.

O ISTSat-1, apesar de aparentar ser apenas um cubo com 10 centímetros de aresta, funciona como qualquer outro satélite. O objetivo deste, em particular, é utilizar um sistema compacto e de baixo consumo de receção de sinais ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast). Estes sinais são transmitidos por aviões e permitem localizá-los, facilitando a identificação da localização de um avião em caso de acidente.