Professor José Bioucas Dias

img template

José Manuel Bioucas-Dias foi professor do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde obteve todos os seus graus académicos em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (licenciatura em 1985, mestrado em 1991, doutoramento em 1995 e agregação em 2007) e onde passou toda a sua carreira académica (desde monitor em 1984, assistente estagiário, assistente, professor auxiliar, professor associado e professor catedrático). Era também investigador senior do Instituto de Telecomunicações, tendo integrado o IT deste a sua fundação.

José  Bioucas-Dias dedicou a sua investigação à área do processamento de sinais e imagens, com ênfase nos chamados “problemas inversos” e com um foco em aplicações à observação remota (remote sensing). Nesta área, é considerado uma autoridade mundial, tendo contribuído para avanços científicos e técnicos altamente relevantes e influentes.

Pelas suas contribuições científicas, José Bioucas-Dias foi elevado a Fellow do IEEE  em 2016. Em 2017, recebeu o David Landgrebe Award, da Geoscience and Remote Sensing Society (GRSS) do IEEE, com a citação “For outstanding contributions in the field of remote sensing image analysis”. Refira-se ainda que, em 2018 foi nomeado Distinguished Lecturer pela GRSS do IEEE. Em 2015, 2019, 2020 e 2021 integrou a prestigiada lista “Highly Cited Researchers”, reservada à elite mundial dos investigadores de maior impacto nas suas áreas.

Para além de investigador de excelência, referência mundial em processamento de imagens de observação remota, José Bioucas-Dias teve também uma notável carreira de dedicação ao ensino e treino avançado. Orientou e co-orientou 20 doutoramentos e mais de 10 estagiários pós-doutorais oriundos da Europa e da China. Criou a primeira disciplina de doutoramento em problemas inversos em processamento de imagens e, durante a sua carreira, lecionou inúmeras disciplinas, sempre com grande dedicação e elevadíssima qualidade pedagógica e científica, nas áreas do processamento de sinais, telecomunicações, teoria da estimação e detecção, teoria da informação e  comunicação, observação remota, para mencionar apenas as mais significativas.

José Bioucas-Dias contribuiu de forma notável para o progresso e o engrandecimento da ciência da engenharia em Portugal e no mundo, bem como para a projeção e prestígio internacional do país.

O seu desaparecimento prematuro é uma enorme perda e uma profunda tristeza para todos os que o conheceram de perto.

Mário Figueiredo, Professor catedrático no Instituto Superior Técnico