DEEC Luncheon Seminar: "IST NanosatLab e o seu primeiro CubeSat - ISTSAT-1"

No próximo dia 17 de janeiro, quarta-feira, às 12:30, terá lugar no anfiteatro EA3 da Torre Norte uma nova sessão do DEEC Luncheon apresentada por Rui Rocha, Professor e nosso colega do DEEC, sobre o IST NanosatLab e o seu primeiro CubeSat - ISTSAT-1.

Resumo: Integrado no programa Fly your Satellite! do Gab. de Educação da ESA, o IST candidatou-se ao apoio da ESA para o desenvolvimento, construção, validação e lançamento de um pequeno satélite, no formato CubeSat de 1 unidade (10x10x10cm). A proposta apresentada e aceite pela ESA consistiu numa missão destinada a fazer um estudo de viabilidade da utilização de nanosatélites para rastrear e caraterizar os sinais de transponder de aeronaves (ADS-B, Automatic Dependent Surveillance - Broadcast) em zonas remotas. Em concreto pretende-se fazer a demonstração em órbita da deteção ADS-B a partir de um CubeSat 1U.

O CubeSat ISTSat-1 é constituído por vários subsistemas que na sua quase totalidade foram concebidos e construídos pela própria equipa o que permitiu obter uma grande experiência e retorno educativo. Na concepção da sua arquitectura estão envolvidas várias componentes inovadoras - Qualificação do conjunto de baterias em relação à norma JSC-20793; Requisitos de segurança das baterias de veículos espaciais tripulados; Integração funcional de 3 modelos do satélite: Protoflight, Engenharia e Flatsat; módulo compacto de receptor e antena de ADS-B de baixo consumo e sem deployables; arquitectura de software com abordagem disruptiva face às abordagens convencionais.

O projeto teve o apoio dum leque alargado de entidades (IST, IT, INESC-ID e INESC-MN, IDMEC, AMRAD, ANACOM, CGD, ActiveSpace, LusoSpace, IPC, Primetec, D-Orbit, Fernando Ferro & Irmão Lda.) e prevê-se que o lançamento, no voo inaugural do Ariane 6, ocorra no 2º Trimestre 2024.

Nesta palestra abordaremos estes vários aspetos, bem como a criação de um novo laboratório do IST (IST NanosatLab) que surgiu na sequência das sinergias que se construíram a partir do projeto ISTnanosat.

Tópicos: