Dia da Graduação celebra novos mestres e doutorados do Técnico

“A vossa jornada começa agora e o vosso potencial é ilimitado” – são palavras de Teresa Peña, presidente do Conselho Pedagógico da Escola, em representação de Rogério Colaço, presidente do Técnico. “Posso ter esperança e otimismo no futuro, porque ele vai ser construído, influenciado e liderado por vocês”, afirmou a docente. O sentimento viria a ser ecoado pelo reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, no discurso com que encerrou a cerimónia. Como fruto do trabalho destes novos graduados do Técnico, o reitor antecipou “um mundo mais justo, mais humano, mais fraterno e mais feliz”.

Um a um, e ao longo do evento, os estudantes foram chamados a receber o seu certificado de conclusão de curso, sob uma chuva de palmas em homenagem ao esforço e dedicação que os trouxe até ali. A cerimónia foi também pautada pelos habituais discursos de representantes de alumni, recém-doutorados e novos mestres, sendo encerrada por uma atuação da Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST).

Em dia festa, a “curiosidade constante” e os seres humanos “prontos para transformar o mundo juntos”

Francisco Santos tomou a palavra em representação dos recém-mestres. É nadador olímpico e chegou a representar Portugal em Tóquio em 2020, pelo que equilibrar os estudos (no mestrado de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) e os treinos foi uma tarefa exigente. “Estes desafios ensinaram-me resiliência, a levantar-me na próxima queda e persistir”, explicou. Salientou também que a ajuda dos colegas foi essencial para o seu sucesso académico, sublinhando que “a ajuda mútua é o alicerce das nossas vidas”. “Levemos daqui não só o conhecimento académico mas também a consciência da importância de nos apoiarmos uns aos outros”, defendeu o atleta agora mestre. Deixou ainda um último apelo: “que todos saiamos daqui não só como mestres e doutores mas como seres humanos mais ricos, prontos para transformar o mundo juntos”.

Fotogaleria.