DEEC TALK com Dr. Tarlochan Sidhu

No dia 9 de abril, irá decorrer a palestra "Can Artificial Intelligence Make Smart Grids ‘Smarter’?", pelas 13 horas, no anfiteatro EA1. A sessão contará com a participação do Dr. Tarlochan Sidhu, professor da Universidade Tecnológica de Ontario, Editor-Chefe e Fundador do International Journal of Emerging Electric Power Systems e Fellow de várias instituições prestigiadas, incluindo do IEEE, IET (Reino Unido) e da Academia Canadense de Engenharia.

Sobre o orador

Dr. Tarlochan Sidhu é detentor de uma Licenciatura (Hons.) um mestrado do Instituto de Engenharia de Thapar, Índia, e de um doutoramento da Universidade de Saskatchewan, Canadá. De 1990 a 2002, foi professor e Presidente de Pós-Graduação no Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Saskatchewan. De seguida, foi professor e Chefe do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Western Ontario, até 2011, onde também foi responsável pela Investigação Industrial Sénior em Engenharia de Sistemas de Energia da NSERC/Hydro One Networks. Desde 2012, o Dr. Sidhu é Professor na Universidade Tecnológica de Ontario, onde foi Decano da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas de 2012 a 2020.

Dr. Sidhu publicou mais de 300 artigos, possui várias patentes internacionais, proferiu inúmeras palestras convidadas e prestou serviços de consultoria para indústrias de energia em todo o mundo. Reconhecido como especialista em redes inteligentes, automação de subestações e micro-redes, supervisionou mais de 50 doutoramentos, mestrados e pós-doutoramentos. Contribuiu também com liderança técnica para grupos de trabalho internacionais, incluindo o Power System Relaying Committee (PSRC) da IEEE e a CIGRE (França), ajudando a desenvolver normas e guias internacionais para redes inteligentes e automação de subestações. A suas contribuições deram-lhe vários prémios, incluindo o IEEE PSRC Distinguished Service Award em 2011.

Resumo da sessão:

Os desafios em evolução nos sistemas de energia modernos, particularmente aqueles associados à pressão global por energia sustentável, a mitigação das mudanças climáticas e a descarbonização, exigem soluções inovadoras e multifacetadas. Esses desafios surgem a partir da crescente complexidade de integrar fontes de energia renováveis, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e garantir a resiliência e adaptabilidade da infraestrutura energética. A inteligência artificial (IA) surgiu como uma abordagem promissora e transformadora para lidar com essas questões complexas e interdependentes. Ao aproveitar técnicas computacionais avançadas e percepções da IA, os investigadores e profissionais visam navegar no delicado equilíbrio entre os avanços tecnológicos, tendo em conta considerações económicas, imperativos ambientais e necessidades sociais.

No campo das redes inteligentes, a IA tem o potencial de redefinir os sistemas de energia tradicionais, permitindo a integração perfeita de tecnologias avançadas de comunicação, computação e automação. As redes inteligentes representam uma evolução crítica do setor energético, projetada para melhorar a eficiência, confiabilidade e sustentabilidade. Técnicas de IA, como o recurso a aprendizagem automática, redes neurais e algoritmos generativos, podem desempenhar um papel crucial na otimização das operações das redes, previsão da demanda, gestão de recursos de energia distribuídos e melhoria do desempenho geral do sistema. No entanto, a aplicação da IA nas redes inteligentes não está isenta de desafios e ceticismo. Preocupações significativas foram levantadas sobre a viabilidade técnica, escalabilidade e confiabilidade de longo prazo das soluções baseadas em IA nesse domínio. Além disso, questões éticas e operacionais relacionadas ao uso dessas tecnologias permanecem, gerando um debate contínuo sobre sua utilidade e viabilidade para resolver os desafios exclusivos das redes inteligentes.

Esta palestra abordará as principais áreas em que as metodologias de IA podem melhorar o desempenho, flexibilidade e adaptabilidade das redes inteligentes. Será dada atenção principalmente à identificação dos desafios e oportunidades associados à integração da IA nos sistemas de energia, desde os obstáculos técnicos e operacionais até as implicações económicas e sociais mais amplas. Para ilustrar o potencial da IA neste contexto, a discussão destacará descobertas de três projetos de pesquisa que investigam sua viabilidade em resolver problemas específicos dentro das redes inteligentes. Esses projetos exploram a aplicação de redes neurais e técnicas de IA generativa em áreas críticas, como proteção e monitoramento da infraestrutura das redes, fortalecimento da cibersegurança e avanço da gestão inteligente de ativos. As percepções derivadas desses estudos não apenas ressaltam o potencial da IA para revolucionar a tecnologia das redes inteligentes, mas também iluminam os caminhos para superar as barreiras à sua adoção.

Tópicos: