DEEC TALK com João M. Felício, Emmanuel Cruzeiro e Guilherme Paim

No dia 7 de maio, irá decorrer, na sala EA5, pelas 12:29, uma sessão dedicada à partilha e discussão dos mais recentes avanços na investigação dos professores João M. Felício, Emmanuel Cruzeiro e Guilherme Paim. A inscrição para deverá ser realizada até ao dia 30 de abril através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdj639jDBiMcoHZsPphL05cMjsUVETOHMjODSwvjpuCy__-4Q/viewform?usp=send_form
A palestra será dividida em 3 partes, abordando os seguintes temas:
TALK 1: Visão geral da deteção remota por micro-ondas para aplicações médicas e ambientais, por João Felício
João M. Felício obteve o seu doutoramento no IST em 2018. Foi Professor Auxiliar na Escola Naval, em Almada, entre 2020 e 2024, após o que ingressou no DEEC como Professor Auxiliar, onde leciona as disciplinas de antenas e propagação. Desenvolve a sua investigação no Instituto de Telecomunicações, focando-se no design de antenas para comunicações mm-wave e via satélite, deteção remota e imagiologia de micro-ondas.
TALK 2: Fundamentos da teoria da informação quântica, por Emmanuel Zambrini Cruzeiro
Emmanuel Zambrini Cruzeiro fez o seu doutoramento na Universidade de Genebra, trabalhando na dinâmica de spin de cristais dopados com iões de terras raras e memórias quânticas óticas. Durante os seus pós-doutoramentos, trabalhou em diversos cenários fundamentais de teoria da informação quântica. Atualmente é investigador no Instituto de Telecomunicações e Professor Auxiliar no DEEC.
TALK 3: Aceleração de IA com Chiplets baseados em RISC-V: Capacitando a Computação na Borda com Flexibilidade e Supercomputadores de Baixo Custo, por Guilherme Paim
Guilherme Paim é Professor Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, membro do DEEC, e investigador integrado no INESC-ID. Atua ainda como conselheiro científico para empresas no Silicon Valley e orienta iniciativas de microeletrónica e IA financiadas pelo MCTI do Brasil. Recentemente, co-redigiu o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, um esforço de 4 mil milhões de dólares a ser lançado este ano.
O Prof. Paim obteve o seu doutoramento em Microeletrónica pela UFRGS, Brasil, em 2021 (summa cum laude), com período de investigação no KIT, Alemanha, e colaboração com a Universidade de Stuttgart. Recebeu o prémio de Melhor Tese de Doutorado da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e Menção Honrosa da CAPES em 2022. Anteriormente, foi investigador de pós-doutoramento no MICAS Labs da KU Leuven, Bélgica. Contribuiu para projetos como EU CONVOLVE, ERC BINGO, CAPES/FCT ML-DSIV e CAPES/PROBRAL ReACT. Tem cerca de 100 publicações em Circuits & Systems, integrando comités técnicos como ESSERC, ASP-DAC, DATE, EDGE AI Foundation, TinyML e MLCAD, além de ser revisor de revistas IEEE de referência. Os seus interesses de investigação incluem o design de hardware para IA, aceleradores de hardware, chiplets, entre outros.