1.ª fase de candidaturas ao ensino superior decorre até ao dia 4 de agosto

Já abriram as candidaturas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

As candidaturas podem ser submetidas na plataforma online disponível na página da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Os candidatos devem autenticar-se recorrendo ao cartão de cidadão ou à Chave Móvel Digital (CMD).

No ano passado, a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores teve um total de 223 vagas disponíveis, sendo que 3 foram reservadas para candidatos via Regimes Especiais, e a nota do último colocado na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso correspondeu a 140.0. Engenharia Aeroespacial teve 139 vagas, com 4 reservadas a regimes especiais, e teve a nota mínima de seriação de 187.3. Engenharia de Telecomunicações e Informática teve 56 vagas, com 1 reservada a RE, e a nota mínima de 124.3. Por último, Engenharia Eletrónica abriu 31 vagas, também com uma reservada a RE, e a nota do último colocado foi 120.0.

Os resultados da 1.ª fase do CNAES são conhecidos a 24 de agosto e as matrículas e inscrições decorrem entre os dias 25 e 28 do mesmo mês. A semana de acolhimento de novos estudantes do Técnico acontece de 1 a 3 de setembro.

Em caso de colocação no Instituto Superior Técnico, a CMD – que pode ser solicitada no portal de autenticação do Governo – será também necessária para que os novos estudantes possam inscrever-se. A ativação da CMD pode demorar algumas semanas, pelo que importa que o pedido se realize com a devida antecedência face à data prevista de publicação dos resultados do CNAES.

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior é a forma mais comum de aceder a uma licenciatura ou mestrado integrado, porém existem também os concursos para maiores de 23titulares de curso médio ou superior e mudança de par instituição/curso, com prazos próprios de candidatura.

Notícia: Técnico