MIT Portugal abre concurso para Projetos Exploratórios
Prazo de candidaturas: 22 de janeiro

O Programa MIT Portugal abriu um concurso de financiamento para Projetos Exploratórios, a fim de promover e elevar a investigação científica entre Portugal e os EUA. Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), serão financiados 8 projetos até um valor máximo de 50 mil euros cada.
As candidaturas deverão ter em foco as áreas de Climate Science & Climate Change; Earth Systems: Oceans to Near Space; Digital Transformation in Manufacturing ou Sustainable Cities.
Quem pode concorrer?
- Equipas de investigação de instituições de ensino superior;
- Institutos e centros de I&D;
- Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
- Instituições privadas sem fins lucrativos focadas na Ciência e Tecnologia;
- Outras instituições, privadas ou públicas, que participem em atividades de investigação científica.
Os projetos devem assumir a modalidade de “projetos individuais”, apresentados por um único beneficiário final, ou de “projetos em copromoção”, apresentados por dois ou mais beneficiários finais, com uma duração máxima de 12 meses.
Como são feitas as candidaturas?
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, até 22 de janeiro de 2025, até às 17 horas (Lisboa), através do preenchimento do formulário eletrónico específico e da submissão na plataforma myFCT.
Os interessados deverão submeter:
- CV em inglês na plataforma CIÊNCIAVITAE;
- Carta de colaboração do investigador do MIT, com perfil de investigador responsável, associado ao projeto, descrevendo a sua responsabilidade cientifica no projeto (anexo obrigatório);
- Declaração de Compromisso da Instituição Proponente, que ficará disponível na plataforma myFCT para a respetiva concordância pelo responsável máximo da Instituição Proponente, ou por alguém por si delegado, após terminar o prazo de submissão de candidaturas e até às 17 horas, hora de Lisboa, do dia 5 de fevereiro de 2025.
Para mais informação sobre a avaliação, o financiamento ou questões relacionadas com as candidaturas consulte o site.