"Como funciona um satélite?": João Paulo Monteiro respondeu às perguntas de dezenas de crianças do 1.º ciclo

No passado dia 8, quase duas centenas de crianças do 1.º ciclo encheram o Salão Nobre, do campus da Alameda, no regresso da iniciativa "Explica-me como se tivesse 5 anos", promovida pelo Técnico. A 1.ª sessão deste ano letivo, coincidente com a Semana Mundial do Espaço, teve como tema a construção e o funcionamento de satélites e respondeu a dezenas de perguntas dos mais pequenos.
João Paulo Monteiro, docente do Técnico e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), começou por responder à pergunta "o que é um satélite?":
De uma forma muito simples um satélite é um objeto que os humanos, nós, metemos no Espaço (...) e nós dizemos que um satélite está em órbita quando está a andar à volta da Terra.
João Paulo Monteiro, docente do Técnico e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Mas para que serve um satélite?
O investigador explica que, para comunicar utilizando o telemóvel é necessária a transmissão de sinais (ondas eletromagnéticas), através de torres. Com esta transmissão só é possível em linha reta, a curvatura da terra acaba por ser um obstáculo para a comunicação a grandes distâncias. "O que é que nós podemos fazer? Podemos, em vez de falar diretamente para esta pessoa ou para uma torre, falar para um satélite".

Uma das justificações para lançarmos satélites para o Espaço é que como os satélites conseguem ver uma grande parte da Terra ao mesmo tempo, nós conseguimos conversar com pessoas que estão muito longe de nós.
João Paulo Monteiro, docente do Técnico e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
João Paulo Monteiro destacou para que serve um satélite, como é construído e o que acontece após ser colocado em órbita. Dando como exemplo o ISTSat-1, desenvolvido por estudantes e docentes do Técnico, explicou que os satélites são constituídos por centenas de de componentes, que são montados à semelhança de legos: "O nosso satélite leva 7 ou 8 computadores lá dentro". O investigador mostrou ainda de que forma o satélite comunica após ser colocado em órbita, fazendo ecoar pelo Salão Nobre o som, em código morse, que é recebido na sala de controlo.
"Como é que sabes muito?"
Após a apresentação geral, o investigador respondeu a várias perguntas das crianças, incluindo sobre a visibilidade do satélite através de telescópios, o porquê dos cientistas usarem fatos de proteção durante a construção, se existe a possibilidade de desenvolver satélites de diferentes formatos, como é que se mantém em órbita e inclusivamente de que forma é possível pagar todo o processo.
Devido ao tempo limitado face à curiosidade dos mais pequenos, ficaram ainda várias perguntas por responder. O entusiasmo foi notório, tendo sido recompensado com um diploma: a 1.ª aula no Técnico.
Veja o episódio completo aqui.