"Elétrodos" vencem o último desafio do EletroStart

No dia 26 de fevereiro, os alunos da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) participaram num desafio surpresa proposto pelos professores Teresa Vazão e Paulo Correia: calcular a energia que o sol envia para a terra em cada instante. Entre os participantes, destacaram-se os "Elétrodos", que constituíram a equipa vencedora.

Tendo conhecimento que existiria uma atividade, os alunos dirigiram-se ao Técnico Innovation Center (TIC), e começaram por ouvir algumas palavras dos docentes, incluindo de Nuno Horta, presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, de Tereza Vazão, de Paulo Correia e de Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. Ao longo do discurso, os docentes apontaram a importância do esforço e dedicação dos estudantes em relação aos estudos, assim como realçaram o papel do trabalho de equipa.

Professor Paulo Correia

Os professores demonstraram também a sua disponibilidade para acompanhar os alunos, ao longo do seu percurso académico, reforçando a sua vontade para os ajudar, e agradeceram a cooperação do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica do Técnico (NEEC), na organização de atividades e workshops, no âmbito do programa EletroStart, uma iniciativa que visa a integração dos alunos de LEEC.

Tudo apontava para uma simples palestra quando os estudantes foram surpreendidos com um vídeo, narrado pelo jornalista Vasco Trigo, afirmando que a energia recebida pelo sol estaria limitada: "a Terra está à beira da escuridão. O mundo parou." Num cenário que obrigou à minimização dos gastos de energia por parte de toda a população, o voz-off apresentou aos alunos uma realidade sem televisões ou telemóveis, onde existia apenas um gerador quase completo que dependia "de um único cálculo crucial": quanta energia o sol envia para a terra em cada instante.

Os estudantes tiveram 55 minutos para, com ajuda de algumas pistas dadas através de cartas de personalidades como Vasco da Gama, Aristóteles ou Ada Lovelace, atingir a resposta à grande questão. Foram fornecidos vários materiais às equipas, incluindo revistas científicas, referências a filmes e livros, testemunhos de diversos cientistas, dados de células fotovoltaicas e algumas componentes eletrónicas.

Ao longo do desafio, os estudantes tiveram a oportunidade fomentar o espírito de equipa numa atividade que demonstrou algumas das aplicações práticas da engenharia eletrotécnica e de computadores. O dia terminou com um coffee break e com algumas fotografias dos participantes no palco do TIC.

Veja a fotogaleria completa aqui, carregando no botão verde.

Tópicos: