Escola Secundária de Portela participa no Dia da Eletrónica

No dia 24 de março, os estudantes da Escola Secundária de Portela participaram em várias atividades ao longo de um dia dedicado à Engenharia Eletrónica, promovido no âmbito do projeto europeu GreenChips-EDU que, entre os seus objetivos, pretende motivar os mais novos a seguirem esta área. O dia foi organizado pelo professor Marcelino Bicho dos Santos, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Os estudantes visitaram vários locais, tendo contacto direto com professores e alunos do campus da Alameda e do Taguspark, assim como com profissionais da indústria da SiliconGate e da Synopsys.

A manhã iniciou-se com uma atividade prática, onde os estudantes montaram um sistema eletrónico numa bredboard, conectando várias componentes que permitiam o funcionamento de um LED, com ajuda de docentes e alunos do departamento, aos quais tiveram a oportunidade de fazer algumas questões. Após esta atividade, visitaram a oficina dos núcleos de estudantes TLMoto e PSEM - Projeto de Projecto de Sustentabilidade Energética Móvel. Os membros de ambos os núcleos deram a conhecer os seus objetivos e os mais recentes avanços no desenvolvimento de protótipos e mostraram de que forma a eletrónica é relevante em todo o processo, desde o desenvolvimento de motores à gestão de energia de baterias.

A manhã terminou com a visita à SiliconGate, onde estão a ser desenvolvidos sistemas integrados para de gestão de energia. Como exemplo, foram apresentados earbuds que são implementados com 4 circuitos integrados, que fazem respetivamente a gestão da energia e do carregamento da bateria, a ligação bluetooth, o processamento digital e o áudio do equipamento. Os estudantes conheceram o laboratório onde são realizados os diversos testes de caracterização dos circuitos desenvolvidos que permitem comparar o desempenho dos mesmos com as especificações iniciais.

De seguida, a visita continuou no campus do Taguspark, onde os estudantes foram novamente colocados à prova: foi-lhes colocado o desafio de montar novamente um circuito eletrónico mas também de programar algumas das suas funcionalidades com recurso ao Arduino. Neste caso, os estudantes montaram um dado eletrónico que, com o uso de uma expressão matemática previamente dada, apresentava um número aleatório num ecrã LCD. Após a primeira montagem, os estudantes conseguiram programar funções onde conseguiam controlar a luz LED do circuito.

Posteriormente, visitaram a sala de controlo do ISTSAT-1, onde conhecerem melhor a missão do satélite desenvolvido por docentes e estudantes no Técnico e que atualmente se encontra ativo, assim como a sede do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica - N3E. Durante a apresentação do mesmo, os alunos ficaram a saber mais sobre o curso de Engenharia Eletrónica assim como sobre as iniciativas e protótipos desenvolvidos pelo núcleo, que mostrou também o seu robô em desenvolvimento para a competição nacional de robótica de este ano, a decorrer na Madeira.

A visita terminou na Synopys, onde os representantes da mesma abordaram alguns dos projetos e produtos desenvolvidos pela empresa, falando não só sobre a gestão e criação não só de software e bases de dados, como também de equipamentos como chips eletrónicos.

Veja a fotogaleria completa carregando no botão verde aqui.

Tópicos: