“Explica-me como se tivesse 5 anos” regressa ao este ano letivo

Durante este ano letivo, os Técnico irá responder às perguntas de crianças, relativas a diversos domínios científicos, incluindo a construção de satélites, a nanotecnologia, a radiação, o ciclo da água e a sustentabilidade, os comboios, o Universo e a relação entre música e matemática. O “Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre Ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” regressará ao Salão Nobre do campus Alameda do Técnico, que irá receber os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Esta edição arranca no dia 8 de outubro com a sessão “Como funciona um satélite?” com Joao Paulo Monteiro (ISR-Lisboa).

“Vamos encher o Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, todos os meses de crianças curiosas”, antecipa Joana Lobo Antunes, diretora-adjunta do presidente para a Comunicação, Imagem e Marketing da Escola.

O programa, que começou no início da pandemia de covid-19, durante o período de confinamento, contou com “uma primeira temporada completamente online de 21 episódios entre 23 de maio de 2020 e 24 de julho de 2021, dirigida a famílias aos sábados de manhã”, a que se seguiu “uma pequena série de episódios ao vivo, também transmitidos online, com quatro episódios entre 6 de novembro de 2021 e 11 de novembro de 2023”, explica.

O formato mantém-se – “partimos de uma pergunta curiosa, a que uma investigadora ou investigador [do Técnico] vão responder na primeira meia hora da sessão, seguindo-se uma sessão de perguntas e respostas – que da nossa experiência é sempre muito participada e animada”, destaca Joana Lobo Antunes.

As inscrições individuais e para escolas estão abertas até ao dia 30 de setembro e devem ser realizadas através do formulário disponível no site do Técnico. Professores com interesse em inscrever as suas turmas devem escolher as três sessões que preferem e aguardar o contato da equipa do “Explica-me como se tivesse 5 anos”. As sessões serão gravadas e partilhadas posteriormente com todos os curiosos. Haverá ainda uma sessão online para perguntas aos cientistas.

O Técnico pretende “continuar a investir na ligação entre ciência e crianças, mais especificamente os cientistas e as crianças”, afirma a professora e investigadora da Escola. “As atividades de comunicação de ciência dirigidas a este público têm sido muito bem recebidas pelas crianças […]; ficam encantadas com a ciência, e querem saber mais”, conclui.

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