ElectroScience: MESMERISING, vencedor do Prémio TransforMAR!

O professor Luís Rosado, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), e o aluno de doutoramento André Barrancos foram recentemente distinguidos vencedores no Prémio Lidl -  TransforMAR!, com o projeto MESMERISING. Em entrevista ao DEEC, o investigador respondeu a algumas questões, dando a conhecer os principais objetivos do mesmo.

O projeto MESMERISING tem por objetivo desenvolver sistemas avançados para a monitorização de microplásticos em ambientes aquáticos.

Luís Rosado, docente do DEEC e investigador do IT
Luís Rosado

O seu interesse nesta área de investigação surgiu associado à consciência dos problemas relacionados com os microplásticos, algo que realça ser uma ameaça global tanto para os ecossistemas como para a vida humana. Por outro lado, o projeto reflete os desafios presentes na interceção entre a engenharia eletrónica e domínios como a física e a mecânica.

O desenvolvimento deste projeto iniciou-se em janeiro de 2024, de forma a enfrentar uma das principais dificuldades nesta área: conseguir uma monitorização contínua dos fluxos aquáticos. Atualmente, os métodos de deteção e caracterização de partículas dependem de procedimentos laboratoriais complexos e de equipamentos que, além de terem um custo elevado, são lentos e volumosos, algo que não é compatível com este tipo de monitorização.

[A monitorização contínua] irá permitir a compreensão aprofundada dos mecanismos de proliferação bem como dos efeitos indesejados da exposição a estas partículas tóxicas.

Luís Rosado, docente do DEEC e investigador do IT

Quando questionado sobre os detalhes do projeto, o professor explica que estão a ser estudados novos sensores electromagnéticos - responsáveis pela recolha de dados, nomeadamente pela deteção de mircoplásticos, que serão posteriormente tratados através de sistemas eletrónicos de alto desempenho - combinados com dispositivos de microfluídica - que controlam e manipulam os fluidos.

O fluxo de água da seringa passa pelo sensor (a laranja) que deteta a existência de microplásticos na amostra e envia os dados recolhidos para o sistema eletrónico contectado.

O projeto conta com a colaboração de investigadores da área da sustentabilidade, que têm contribuído para a identificação de requisitos e para o desenvolvimento de funcionalidades dos sensores e do sistema. Embora, numa fase inicial, estas tecnologias tenham particular interesse para os profissionais envolvidos, espera-se que venham também a ser utilizadas para "sustentar políticas sociais para o controlo da poluição por microplásticos."

Pretende-se desenvolver conhecimento e tecnologias que suportem a implementação de sistemas electrónicos para a monitorização local, autónoma e em tempo-real de fluxos aquáticos tal como as redes de água para consumo e de tratamento de águas residuais.

Luís Rosado, docente do DEEC e investigador do IT

Se pudesse resumir o projeto MESMERISING numa palavra, Luís Rosado afirma que seria "sustentabilidade" e sublinha a importância de iniciativas como os Prémios TrasforMAR! não só para o financiamento de projetos de investigação como também para a disseminação do trabalho desenvolvido pelos especialistas, junto da sociedade em geral. O valor atribuído pelo prémio será utilizado para o investimento na capacidade laboratorial e no desenvolvimento da investigação.

Esperamos contribuir ativamente para a sustentabilidade ambiental e em particular para a resposta a esta ameaça cada vez mais ubíqua e significante.

Luís Rosado, docente do DEEC e investigador do IT

Tópicos: