Estudante do MEEC recebe prémio de mérito da Axians em Otimização e Algoritmos

Decorreu, no dia 23 de fevereiro, a entrega do ‘Prémio de Mérito Axians em Optimização e Algoritmos’, por parte da Axians, uma empresa membro da Rede de Parceiros do Técnico. Tiago Brogueira, aluno do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi o vencedor da primeira edição deste prémio, que anualmente irá distinguir os melhores estudantes da Unidade Curricular (UC) de Otimização e Algoritmos.

O estudante premiado destacou-se no seu pitch e no seu desempenho excecional, ao finalizar a UC com a nota máxima de 20 valores, tendo recebido um prémio no valor de 1750 euros. No seu discurso de receção do prémio, Tiago Brogueira referiu que a UC foi “uma das cadeiras de que mais [gostou] até agora” e aquela que lhe “deu mais prazer em estudar”. A iniciativa integra também uma doação no valor de 1165 euros para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem ao departamento responsável pela UC, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC).

Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, salientou durante a cerimónia que a Escola tem “cada vez mais uma visão aberta devido às parcerias”, reforçando que a “relação com a Axians é uma parceria com uma energia muito interessante”. Deixou também um agradecimento aos professores da UC, Pedro Gomes e João Xavier, que contribuíram para que os estudantes percebessem a importância da cadeira.

A entrega do prémio foi precedida de um pitch pelos cinco estudantes que obtiveram nota superior a 17 valores – Afonso Certo, Alexandre Reis, José Lopes, Patrícia Marques e Tiago Brogueira – e que aceitaram o desafio de se apresentarem ao júri do prémio. Este foi constituído pelos professores responsáveis pela unidade curricular e por Marco Vicente, engenheiro também em representação da Axians. Todos os estudantes viram o seu mérito reconhecido através da entrega de diplomas.

Em representação da Axians, Tiago Roxo referiu que a empresa “iniciou a sua relação com o Técnico no ano passado” e que “cada vez mais acreditam no estreitamento entre a academia e a empresa”. “As ideias de inovação que nos chegam, resultado da relação com os estudantes, fazem com que a parceria com a universidade esteja em peso nos objetivos na Axians no próximo ano”, avançou.

José Santos Victor, presidente do DEEC, agradeceu o prémio à Axians e ao Técnico, referindo que “é muito importante para continuar a motivar os alunos a trabalhar e a manter o nível de exigência que o Técnico requer”. Agradeceu também aos estudantes que se revelaram “muito interessados e muito trabalhadores”.

Notícia original: Técnico Lisboa – Engenharia, Arquitetura, Ciência e Tecnologia (ulisboa.pt)