Gonçalo Correia, doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, vence o Prémio “Vencer o Adamastor”

O trabalho de Gonçalo Correia visa reduzir o tamanho das redes de inteligência artificial

Gonçalo Correia, antigo estudante do Técnico e atualmente Professor Convidado, foi o primeiro vencedor do Prémio Vencer o Adamastor. Este prémio resulta de uma parceria entre jornal Público e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

A investigação de Gonçalo Correia pretende diminuir o tamanho das redes de inteligência artificial (IA) e, por consequência, reduzir a pegada ecológica, resultando num ganho de eficiência. O trabalho desenvolvido pelo investigador tem aplicação na tradução automática.

O Prémio Vencer o Adamastor visa distinguir projetos desenvolvidos nas áreas da eletrónica, computação e tecnologias de informação e comunicação.

Gonçalo Correia concluiu, em 2022, no Técnico/Instituto de Telecomunicações (IT) o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com a tese «Learnable Sparsity and Weak Supervision for Data-Efficient, Transparent, and Compact Neural Models», sob orientação do Professor André Martins.