IEEE Student Branch CAS/SSCS: um núcleo de estudantes dedicado à eletrónica

O IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos , é uma organização mundial que integra não só inúmeros profissionais como também estudantes. Divide-se por regiões, sendo que cada país tem a sua estrutura. Em Lisboa, os alunos do Técnico criaram o IEEE Student Branch, que inclui vários grupos, focados em áreas específicas, entre eles o CAS/SSCS (Circuits and Systems/Solid-State Circuits Society), que diz respeito à área de circuitos e sistemas eletrónicos, e o RAS (Robotics and Automation Society), que desenvolve projetos de robótica.

Em entrevista ao DEEC, Maria Clara Simões, André Branco e Alexandre Santos falaram um pouco sobre a participação dos estudantes nesta organização e sobre o desenvolvimento do projeto MESA, um circuito eletrónico que funciona com recuso à inteligência artificial.

Maria Clara Simões com o projeto MESA

Maria Clara Simões, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC), entrou para o IEEE chapter de circuitos eletrónicos no início da sua formação, juntamente com um colega do curso: "nós entrámos logo a pés juntos na criação deste student branch", refere. O seu objetivo era nítido: ter contacto com projetos que colocassem em prática os conhecimentos obtidos nas diferentes unidades curriculares do curso e incentivar outros estudantes a conhecerem melhor a área de eletrónica.

O IEEE Student Branch acaba por juntar esses dois mundos: tanto a parte mais académica como o nosso futuro mundo profissional.

Maria Clara Simões, estudante de MEEC

A vontade de ter uma atividade extracurricular prática foi também partilhada por Alexandre Santos, estudante do mesmo curso, que entrou para o IEEE numa perspetiva de aumentar os seus conhecimentos em áreas como desenho de circuitos eletrónicos, integração de inteligência artificial e programação. No âmbito do projeto MESA, Alexandre aprendeu a mudar o sistema operativo de um Raspberry Pi Zero - um computador com o seu próprio software e um microcontrolador- com capacidade para o processamento de imagem.

Desta forma, destacam a importância dos alunos, desde o início da licenciatura até ao mestrado, integrarem os núcleos de estudantes do Técnico, tratando-se de um processo de aprendizagem e de passagem de conhecimento contínua, não só dentro do IEEE Student Branch, como também com pessoas externas.

André Branco, estudante da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC), reforça que entrou para o núcleo pelos mesmos motivos.

Para mim foi a questão de achar necessário ter a componente prática, além do que a licenciatura oferece, sendo também um hobby.

André Branco, estudante de LEEC

Mas em que consiste o projeto MESA?

O MESA surge da necessidade de criar uma interação com o público em geral em bancas e feiras temáticas. Após o brainstorming e o debate de algumas ideias, tendo em conta o tempo necessário para a concretização de um projeto e os materiais, os estudantes optaram por criar um sistema eletrónico que tem como objetivo apresentar o número de dedos captados por uma câmara. "Este projeto é baseado num 'mini computador', que é o Raspberry Pi Zero, que está conectado a uma câmara e a uma matriz LED. O que o 'mini computador' faz é utilizar a inteligência artificial, que processa os dados obtidos pela câmara, neste caso a imagem, e transmitir o número de dedos expostos para a matriz LED", explica André Branco.

projeto MESA

O projeto foi desenvolvido com base na divisão de tarefas onde Clara Simões foi responsável pela programação do software, André Branco pelo funcionamento da matriz LED e Alexandre Santos pela junção de ambos, adaptando o software ao Raspberry Pi.

Outras iniciativas do IEEE Student Branch

Como referido anteriormente, o IEEE Student Branch está dividido em várias categorias, estando atualmente a ser desenvolvido um segundo projeto por parte do chapter de RAS (Robotics and Automation Society): o Rubik Solver, que tem como objetivo a obtenção de um sistemas capaz de resolver um cubo de rubik de forma autónoma.

Além de projetos, o chapter de circuitos eletrónicos também promove iniciavas como palestras com estudantes e alumni de mestrado e de doutoramento - as PhD TALKS - e workshops em escolas secundárias, tendo ainda a parceria com o Instituto de Telecomunicações (IT) no âmbito de um projeto de Energy Harvesting, que tem como objetivo a captação de energia presente na radiação do ambiente para o funcionamento de um sistema eletrónico. Em breve esperam também promover workshops para os estudantes universitários de diferentes cursos.

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