Escola Tecnológica Profissional Albicastrense veio aprender sobre a internet das coisas

No dia 26 de março, recebemos a visita dos estudantes da Escola Tecnológica Profissional Albicastrense - ETEPA. Os alunos conheceram a oferta formativa do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os núcleos de estudantes disponíveis e algumas das atividades que contam com a participação do DEEC. A apresentação inicial foi realizada pela professora Sónia Pinto, que também referiu a investigação de alguns dos docentes do departamento.

De seguida, os estudantes visitaram os módulos de Inteligência Artificial e Robótica e de Redes e Computadores.

No primeiro módulo, o professor Alberto Vale explicou as diferenças entre os conceitos de inteligência artificial e robótica. Ao longo da conversa, abordou também alguns dos perigos e benefícios da IA, reforçando a importância do pensamento humano num mundo em constante evolução tecnológica.

No segundo módulo, os estudantes aprenderam sobre a internet das coisas, que liga diferentes tipos de dispositivos à rede. Como exemplo, o professor Paulo Pereira utilizou projetos que incluíam conexão entre a informação disponível no site do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e um uma chamada telefónica.

A manhã terminou com a fotografia na escada da torre norte e com o convite para novas visitas ao DEEC.

Tópicos: