Estudantes da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre exploram o mundo da eletrónica

No passado dia 28, os estudantes da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre visitaram os pólos da Alameda e do Taguspark do Técnico, com o objetivo de conhecerem melhor a área de engenharia eletrónica. A iniciativa foi organizada pelo professor Marcelino dos Santos, no âmbito do projeto europeu GreenChips-EDU, que visa o incentivo e a aposta na formação de jovens nesta área, de forma a aumentar, num futuro próximo, a presença da indústria europeia no mercado mundial da produção de chips.

O dia iniciou-se com uma atividade laboratorial, onde os estudantes foram desafiados a construir um sistema eletrónico que, através da ligação a uma breadboard, tivesse a capacidade de acender duas luzes LED, de forma alternada. Após o estudo das instruções e de algumas tentativas, todas as equipas atingiram os resultados pretendidos, contando sempre com o apoio dos docentes presentes.

Laboratórios de eletrónica, campus da Alameda

Após a atividade prática, os estudantes visitaram as oficinas  dos núcleos de estudantes TLMoto e PSEM - Projeto de Projecto de Sustentabilidade Energética Móvel. O primeiro núcleo está atualmente a desenvolver o protótipo de uma mota elétrica de competição. Já o PSEM, está, de momento, a participar na competição de Greenpower com o seu mais recente veículo, construído também pelos alunos na sua totalidade. Além de apresentarem a estrutura e funcionamento das suas equipas, os membros dos núcleos evidenciaram a relevância da eletrónica nos seus projetos, em domínios como a gestão energética e a integração de sistemas de controlo.

Apresentação da TLMoto na oficina dos núcleos

Durante a manhã, visitaram ainda a SiliconGate, especializada no desenvolvimento e otimização de circuitos eletrónicos dedicados à gestão de energia. Marcelino dos Santos, co-fundador da empresa, falou um pouco sobre o desenvolvimento de circuitos integrados utilizados em diversos equipamentos, tais como earbuds. Os alunos viram também o laboratório onde são realizados testes testes de caracterização dos circuitos desenvolvidos que permitem comparar o desempenho dos mesmos com as especificações iniciais.

Professor Marcelino dos Santos, SiliconGate

Durante o período da tarde, que decorreu no campus do Taguspark, conheceram também o N3E - Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica, que integra alunos desde a licenciatura ao mestrado do curso e desenvolve anualmente protótipos que participam no Festival Nacional de Robótica e workshops da área, entre outras atividades.

Ainda neste polo, ficaram também a saber mais sobre o ISTSAT-1, o satélite português que foi desenvolvido inteiramente por docentes, investigadores e alunos do Técnico, e que se encontra atualmente em órbita ativa. Gonçalo Tavares explicou aos estudantes a missão e os objetivos do satélite.

Veja a fotogaleria completa clicando no botão verde aqui.

Professor Gonçalo Tavares, sala de controlo do ISTSAT-1

Tópicos: