PhD Open Days regressam na próxima semana!

Os PhD Open Days regressam ao Técnico Innovation Center nos dias 27 e 28 de outubro. Este evento oferece uma oportunidade única para mais de mil estudantes de doutoramento se conectarem, estabelecerem redes de contacto e apresentarem a sua investigação à comunidade académica, a profissionais da indústria e a alumni. Existirão debates, mesas redondas, competições de pitch e uma exposição permanente de posters produzidos pelos alunos.
Este ano, o evento irá abordar temas como financiamento, a ligação à sociedade e a investigação nas áreas de energia, sustentabilidade e saúde, assim como a sua respetiva relação com a engenharia eletrotécnica e de computadores.
Durante o dia 27, Leonel Sousa, coordenador da Técnico Doctoral School, irá participar na sessão Invited Talks: "PhDs in Society". De seguida, André Martins irá partilhar a sua perspetiva, no que diz respeito ao financiamento para investigação, na palestra Invited Talks: "From a PhD to an ERC Grant". A sua investigação, financiada por uma ERC Starting Grant (DeepSPIN) e uma Consolidator Grant (DECOLLAGE), entre outras bolsas, inclui sistemas de aprendizagem profunda para processamento de linguagem natural (PLN).
Durante a tarde, o debate "Life and Health" contará com a intervenção de Catarina Barata, investigadora na área do desenvolvimento de tecnologias com recurso a inteligência artificial para a deteção de doenças cancerígenas. Posteriormente, decorrerá ainda o debate "Clean Energies and Sustainability", que terá a participação de Pedro Carvalho, especialista em planeamento e operação de redes elétricas.
No dia 28, irá realizar-se a sessão Round Table: "Navigating the PhD Voices from Students and Alumni", que terá a intervenção de Ricardo Lameirinhas, alumnus de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e investigador na área do desenvolvimento de tecnologias fotovoltaicas, fotónica e semicondutores. De seguida, a Alumni Session terá a participação de João Gante, alumnus do mesmo curso e atualmente engenheiro na área de aprendizagem automática na equipa de Código Aberto da Hugging Face, onde lidera o desenvolvimento de geração de texto na biblioteca “transformers”.
Após o almoço, durante o concurso de pitch, Gonçalo Vieira de Figueiredo, Miguel Ângelo da Silva Graça, Pedro Martin e Shima Mohammadi, alunos do Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, irão apresentar a sua investigação à comunidade. Gonçalo Teixeira, Jose Senart, Luís Crespo, Maria Inês Conceição, Miguel Ângelo da Silva Graça, Paulo Machado, Pedro Ricardo Neto Mendes, Rui Bettencourt também irão dar a conhecer a sua investigação através da exposição permanente de posters.
Consulte o programa completo aqui.