Programa conjunto de Mestrado Erasmus Mundus em Robótica Marinha e Marítima (MIR) com candidaturas abertas até 14 de janeiro
Serão atribuídas cerca de 25 bolsas
As candidaturas ao programa conjunto de Mestrado Erasmus Mundus em Robótica Marinha e Marítima (MIR) para o ano letivo 2024-2025 estão abertas até 14 de janeiro de 2024. Serão atribuídas cerca de 25 bolsas.
Este programa conjunto de Mestrado, coordenado no Instituto Superior Técnico pelo Prof. Pedro Batista e pelo Prof. António Pascoal, combina robótica e Inteligência Artificial (IA) no contexto do avanço da ciência marinha e marítima e das suas aplicações tecnológicas. Visa desenvolver a capacidade de promover a inovação em tarefas de exploração marítima de longo alcance, o desenvolvimento de sistemas autónomos e robôs de profundidade para operações científicas e comerciais e a execução de atividades de teleoperação, explorando simultaneamente a utilização da IA como ferramenta complementar para atingir estes objetivos.
O programa MIR foi concebido para fornecer formação em robótica aplicada de última geração, destinada a melhorar a eficiência, a saúde e a segurança, bem como o desempenho ambiental da indústria offshore e das operações marítimas.
Os estudantes que concluírem o Mestrado MIR terão o know-how necessário para seguir uma carreira promissora em robótica ou IA, para os setores offshore de petróleo e gás, renováveis, naval e marítimo.