Cientistas do DEEC voltam a estar em destaque no ranking dos melhores do mundo em Ciências da Computação

De acordo com a 7.ª edição do ranking mundial lançado pelo portal Guide2Research, há 6 investigadores do DEEC entre os melhores cientistas do mundo na área das Ciências da Computação em 2020.

O Instituto Superior Técnico volta a ser, tal como já tinha acontecido na edição anterior, a instituição portuguesa com o maior número de representantes na lista.

Entre os 24 cientistas portugueses filiados a instituições nacionais indicados na listagem, estão os professores do DEEC José Bioucas Dias (IT), Mário Figueiredo (IT), António Pascoal (ISR-Lisboa), José Santos-Victor (ISR-Lisboa), Fernando Pereira (IT),  e Leonel Sousa (INESC-ID).

De entre este prestigioso leque de investigadores, dois docentes da Escola figuram no top 3 nacional: o professor José Bioucas Dias e o professor Mário Figueiredo, ocupando a nível mundial nas posições 1354.ª e 1618.ª, respetivamente. O professor António Pascoal mantém o 5.º lugar a nível nacional, que já alcançara na edição anterior, surgindo na 2707.ª posição mundial.

Na lista encontramos também alumni do DEEC que dão cartas lá fora: a professora Manuela Veloso (Carnegie Mellon University– CMU), o professores José M.F.Moura (CMU), e o professor Pedro Domingos (University of Washington) .

A liderança desta edição pertence ao professor Anil K. Jain (Michigan State University), seguido dos professores Yoshua Bengio (University of Montreal) e Herbet Simon (CMU), que ocupam respetivamente os 2.º e 3.º lugares.

A classificação baseia-se no h-index do Google Scholar, tendo sido considerados apenas os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. São ainda tidos em conta o número de publicações indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP), bem como o número de citações.

Guide2Research, responsável por esta listagem, é um dos principais portais de investigação em informática que fornece dados fiáveis sobre contribuições científicas desde 2015.

O ranking procura oferecer mais visibilidade à comunidade académica e expor as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação e Eletrónica, servindo como fonte de inspiração para investigadores, empresários e líderes políticos.

Tópicos: