EngiRank coloca Universidade de Lisboa como a melhor Escola de Engenharia do País

A segunda edição do European Ranking of Engineering Programs (EngiRank) colocou a Universidade de Lisboa (ULisboa) como líder do ranking português geral, pertencendo também às 50 melhores instituições a nível europeu, ocupando o 32.º lugar. Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Eletrónica foram incluídas na mesma categoria, juntamente com Engenharia Informática, no ranking by subject, ocupando o 46.º lugar.

O ranking, promovido pela instituição polaca “Perspektywy” Education Foundation, divide-se em duas partes: o geral e by subject. Na segunda parte, as áreas científicas são avaliadas em parâmetros, algo que resulta em pontuações, incluindo publicações, citações, acreditações, colaborações entre a academia e a indústria, publicações no Top 10% Journals, mudança de impacto e investimento em investigação e inovação. Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Eletrónica e Engenharia Informática obtiveram uma pontuação final de 68.67. Também foram destacadas outras áreas: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia do Ambiente, Engenharia dos Materiais e Engenharia Biomédica.

Este ranking analisa o desempenho de escolas de engenharia ou com forte componente de ensino e investigação neste campo, com uma abrangência geográfica limitada a União Europeia, Suíça e Noruega. O EngiRank é multidimensional e analisa contributos como investigação, inovação, internacionalização e qualidade de ensino, através de dados obtidos, na totalidade, de fontes públicas. Recorre ao SCOPUS (para indicadores de investigação e de desenvolvimento sustentável), ao CORDIS (para informação de projectos) e a bases de dados europeias sobre acreditação de cursos por agências de garantia de qualidade.

Notícia: DEEC e Técnico

Fotografia: Anita Kot | Perspektywy

Tópicos: