ISTsat-1 recebe a visita da Ministra da Ciência

A senhora Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Elvira Fortunato, visitou o Taguspark no dia 11 de março, para conhecer o projeto do primeiro satélite português maioritariamente projetado e construído em Portugal, o ISTsat-1.

A Senhora ministra foi recebida pelo Presidente do IST, Professor Rogério Colaço e pelo Professor Adelino Galvão da Direção do IST Taguspark, em representação da Professora Joana Mendonça.

A visita começou pela sala limpa, onde se encontra o ISTsat-1. Depois seguiu-se uma visita ao IST NanosatLab e à sala de rastreio de satélites, CS5CEP.

O lançamento do ISTsat-1 deverá decorrer no foguetão Ariane 6 que o transportará para o Espaço no seu voo inaugural. Este voo, segundo as previsões da Agência Espacial Europeia, ESA, será realizado entre o final de junho e o princípio de julho de 2024.

O projeto do ISTsat-1 foi financiado pela ESA, a partir de 2017, e foi concebido para ser lançado a partir da International Space Station.

A reduzida dimensão do ISTsat-1, na forma de cubo com 10 cm de lado (1 unidade, 1 U) foi um desafio enorme de engenharia, pois seria muito mais fácil construir um satélite com maiores dimensões e com as mesmas capacidades funcionais. O custo do lançamento de um satélite depende muito das suas dimensões e do peso. A equipa tentou minimizar este custo. Por outro lado, as menores dimensões implicam uma menor recolha de energia solar, a única disponível, e isto traduziu-se em técnicas especiais de projeto para reduzir o consumo de energia do satélite sem afetar a sua funcionalidade.

A visita da senhora Ministra da Ciência terminou a visita com uma entrevista conduzida pela Dra. Joana Lobo Antunes, coordenadora da Área de Comunicação do IST. No fim da vista agradeceu a oportunidade de conhecer este projeto e elogiou a equipa que foi capaz de conceber maioritariamente este satélite em Portugal e, em especial, nas instalações do IST Taguspark.

Tópicos: