Leonel Sousa dá início aos PhD Open Days com o painel "Invited Talks: PhDs in Society"

Nos dias 27 e 28 de outubro, o Técnico Innovation Center recebeu a 11.ª edição dos Phd Open Days. O evento contou com debates, mesas redondas, uma competição de pitch e a exposição permanente de pósters produzidos por estudantes de doutoramento.

Após a cerimónia de abertura, que contou com a intervenção de Rogério Colaço, presidente do Técnico, Leonel Sousa, coordenador da Técnico Doctoral School, deu início ao painel "Invited Talks: "PhDs in Society". O professor introduziu as oradoras, Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e Maria Manuel Mota, CEO do Instituto Gulbenkian para Medicina Molecular (GIMM). Ao longo da conversa, foram abordados vários temas, desde a importância do pensamento crítico e da definição de objetivos, por parte dos estudantes e investigadores, a possíveis colaborações futuras.

Sessão "Invited Talks: "PhDs in Society"

Leonor Beleza destacou a forte ligação entre o desenvolvimento de tecnologias e a medicina, incluindo na área do diagnóstico e tratamento de doenças. Reforçou também o papel dos engenheiros nesta área, tendo em conta a crescente necessidade da recolha e análise de grandes quantidades de dados de uma forma ética, considerando fatores como a privacidade.

Atingimos o ponto em que a colaboração entre a medicina e a tecnologia já não é opção, é essencial.

Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud

A presidente da fundação sublinhou também o interesse na colaboração com alunos de doutoramento do Técnico e salientou alguns dos desafios desta área, referindo a importância de se manter o foco no tratamento de pacientes. Os objetivos da Fundação Champalimaud incluem o desenvolvimento de sistemas que integrem a interação robô-humano, contribuindo para a reabilitação do sistema nervoso. Atualmente, a Fundação possui uma colaboração com Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), tendo em vista a aplicação da robótica e da inteligência artificial à neurologia.

Após a intervenção de Leonor Beleza, Maria Manuel Mota subiu ao palco. Abordou a sua experiência pessoal e encorajou os estudantes de doutoramento a serem ousados, de forma a impulsionarem o desenvolvimento de novas tecnologias. Destacou ainda a necessidade terem pensamento crítico, criatividade e resiliência, num mundo em constante mudança.

O painel terminou com a resposta a algumas questões, levantadas por membros do público.

Tópicos: