Foguetões da Rocket Experiment Division (RED) tiveram destaque no Pavilhão do Conhecimento

As conquistas alcançadas ao longo de 2024 pelos estudantes do RED, um ramo do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico (AeroTéc), foram celebradas no passado dia 19 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento. Os projetos e missões foram recordados no RED RECAP 2024.

Durante a cerimónia, estiveram em exibição dez rockets desenvolvidos pelos alunos, incluindo BlimundaBaltasar e Camões. Foram também apresentadas as missões mais recentes, com modelos que serão utilizados como teste no porto espacial instalado na ilha de Santa Maria, nos Açores, em setembro deste ano.

Os estudantes irão também participar no European Rocketry Challenge (EuRoC) de 2025, na categoria híbrida, ao contrário dos anos anteriores em que os alunos concorreram na categoria de propulsão sólida. Será a primeira equipa estudantil portuguesa com um rocket desta tipologia, num evento “onde se encontram apenas as melhores equipas europeias”, segundo o coordenador do RED, Gonçalo Machado. 

Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, realçou que os alunos “têm um projeto absolutamente fantástico com desafios já reais e vamos continuar a apoiar e propagar [esta iniciativa]”.

A cerimónia contou também com a presença do presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, que afirmou ser “um enorme orgulho estar no meio de tantas pessoas com uma cabeça absolutamente impressionante para a inovação”.

Se há alguém que consegue fazer estas coisas em Portugal e trazer inovação, tem de ser através das universidades. Se os estudantes se mobilizam, forma-se uma corrente e todo o setor se mobiliza também.

Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa

Notícia: Técnico

Fotografia: Técnico

Tópicos: