Gonçalo Botelho Teixeira e Pedro Martin são distinguidos durante os PhD Open Days
Gonçalo Botelho Teixeira vence o prémio de "Melhor póster científico" | Foto: Técnico

A tarde do 2.º dia dos PhD Open Days contou com um concurso de pitch e com o reconhecimento dos melhores pósters, presentes na exposição permanente no evento.
Gonçalo Botelho Teixeira, estudante do Programa de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com especialização em automação, robótica e inteligência artificial, venceu o prémio de melhor poster científico, com o trabalho “Cooperative and Smart Ex-Vessel Transportation in Nuclear Facilities”. Atualmente, o estudante colabora com o IPFN e com o UKAEA/RACE no desenvolvimento de sistemas autónomos de transporte pesado e de equipamentos e tecnologias de manipulação e manutenção remota, contando com a orientação do professor Alberto Vale.
Pedro Martin, estudante do mesmo curso, foi também distinguido durante o evento recebendo uma menção honrosa pelo seu pitch. A sua investigação consiste na avaliação da qualidade e na otimização da transmissão de vídeo 360º com recurso a realidade virtual. Pedro Martin está atualmente a trabalhar com o Instituto de Telecomunicações, sob a orientação da professora Paula Queluz.

A competição de pitch contou também com a participação de Gonçalo Figueiredo, Miguel Graça e de Shima Mohammadi.
A investigação de Gonçalo Figueiredo reflete sobre o impacto do rápido crescimento urbano na internet das coisas e o papel dos dispositivos fotónicos nas cidades inteligentes.

Miguel Graça explicou que a sua tese consiste no processamento da informação presente no genoma humano, assim como na análise das suas variações, através de sistemas computacionais. O estudante está a trabalhar em modelos de inteligência artificial que consigam explicar as variações genéticas e relacioná-las com determinadas doenças.

Já a investigação de Shima Mohammadi centra-se na codificação de imagens baseada em aprendizagem automática, com foco tanto na avaliação da qualidade como na otimização perceptual.

Os PhD Open Days terminaram com uma sessão especial ao vivo do podcast “E o Resto é História?” (Observador), intitulada “Quando é que começámos a ser doutores?”, seguida da cerimónia de encerramento e da entrega de prémios.
