Gonçalo Martins lança foguetão com a Agência Espacial Europeia

Gonçalo Martins, aluno da licenciatura em engenharia aeroespacial do Instituto Superior Técnico, participou na construção do foguetão o QUACK I, lançado a 22 de agosto. A oportunidade surgiu através do projeto Fly a Rocket!, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a Andøya Space Education e a Norwegian Space Agency, uma iniciativa direcionada para estudantes universitários com interesse no setor espacial.

O aluno obteve a nota máxima nas avaliações, que incidiram sobre tópicos como dinâmica de foguetões e eletrónica, tendo sido um dos 24 alunos escolhidos para fazer parte da equipa responsável pelo lançamento em Andøya.

Ganhei um conhecimento prático muito grande – coisas como soldar componentes eletrónicos e saber passar coisas à prática – que, acredito, um dia será uma grande vantagem.

Gonçalo Martins

Gonçalo admite ter tido o desafio adicional de estudar mais para adquirir alguns dos conhecimentos necessários, uma vez que frequentava apenas o 1.º ano do curso. Fez parte da equipa de experimentação em sensores, onde foi responsável pela construção, calibração e testagem do sensor ótico para o foguetão, que viria a atingir 9372 metros de altitude. Teve também a oportunidade de acompanhar o lançamento a partir de uma sala onde recebeu os dados recolhidos pelos sensores a bordo à medida que estes eram enviados.

O seu interesse pela enhenharia aeroespacial já estava presente no ensino secundário, tendo participado na edição de 2022 da Escola de Verão de Astronomia, organizada pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST). Escolheu o IST por considerar a instituição “com mais história neste curso”, reforçando que a mesma “tem o prestígio de ter investigadores excelentes e um núcleo com história a construir foguetões”.

Reforça que o balanço desta experiência foi bastante positivo, e assegura que quer continuar a trabalhar na área.

Mais do que nunca, estou certo de que é nisto que quero trabalhar; é isto que adoro.

Gonçalo Martins

Fotografia: Técnico

Tópicos: