O Projeto Sustentabilidade Energética Móvel sagra-se campeão internacional em competição de carros elétricos

O Projeto Sustentabilidade Energética Móvel (PSEM) venceu, no dia 8 de outubro, a competição internacional Greenpower em Goodwood, Inglaterra, dedicada a corridas de carros elétricos desenhados e construídos por estudantes universitários. O PSEM é um núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico, liderado por João Coelho, aluno finalista do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC), e conseguiu a vitória com o GP23 – um veículo desenvolvido em apenas dez meses – numa prova onde competiram 115 equipas.

O formato onde a equipa compete, F24+, é orientado para universidades e empresas e consiste numa corrida de uma hora de duração, sendo a vitória atribuída à equipa cujo carro percorre a maior distância. O PSEM alcançou o primeiro lugar internacional vencendo três das quatro provas nas quais participou (conseguindo, em duas dessas, bater os recordes de pista para tempo de volta). Percorrendo 64,4 km, o GP23 deu quase uma volta de avanço ao segundo classificado, este com uma distância percorrida de 61,6 km. O GP21, um protótipo mais antigo do PSEM que também foi utilizado este ano, terminou em 4.º lugar, aproximando a equipa de um duplo pódio.

O líder do projeto e aluno do MEEC, João Coelho, “não poderia estar mais orgulhoso da prestação da equipa ao longo de todo o ano”. “Sabíamos desde o início da época que este ano seria muito exigente”, acrescenta, referindo-se ao curto período disponível para o desenvolvimento do carro. Muitas horas de trabalho depois, surgia o GP23 – “tínhamos acabado de construir o carro mais rápido da história [desta competição]”.

Com 10 anos de existência, o PSEM já participa em edições da Greenpower desde 2014 (salvo um hiato em 2021 devido à pandemia de COVID-19). Ao longo desse período, o melhor resultado obtido verificara-se em 2022 com um quinto lugar na prova, alcançado pelo GP21. O núcleo de estudantes frisa que estes feitos “só foram possíveis devido à dedicação de toda a equipa, que trabalhou incessantemente”, e agradece “o contributo dos [seus] patrocinadores”.