Programa ElectroStart recebe os novos estudantes da LEEC

O programa ElectroStart, uma iniciativa da coordenação da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, visa a integração dos estudantes do curso. Por este motivo, entre os dias 1 e 3 de setembro, foram organizadas diversas atividades, no campus da Alameda, com o objetivo de promover o contacto entre estudantes, incluindo de diferentes anos do curso.
O programa teve início com a sessão de Boas-Vindas à LEEC, que contou com as intervenções dos professores Nuno Hora, Presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Paulo Correia, coordenador do curso, e dos estudantes do curso Marta Bárbolo, Miguel Velo, representante da Fórmula Student do Técnico (FST Lisboa), e Diana Dâmaso, do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (NEEC). Os estudantes ficaram a conhecer melhor as as diferentes áreas científicas do curso e alguns dos núcleos de estudantes que poderão vir a integrar.

Após a sessão, os novos estudantes conheceram os seus ElectroBuddies - estudantes do 2.º ano que, além de participarem na organização do ElectroStart, irão estar disponíveis, ao longo do ano, para o esclarecimento de dúvidas relacionadas com a vida académica.

De seguida, participaram no 1.º desafio, proposto pelos coordenadores do curso, Paulo Correia e Teresa Vazão. Durante a atividade, os estudantes tiveram o 1.º contacto com os novos colegas, num contexto de cooperação com recursos limitados: as diferentes equipas tiveram como objetivo construir a torre de esparguete mais alta, mantendo um marshmallow intacto no topo, com recurso a apenas 1 metro de fio e de fita-cola, em menos de 20 minutos. A equipa "Torre Eiffel" conquistou o 1.º lugar no pódio, com uma torre de 70 centímetros, sendo seguida pela "Mestres do Esparguete", cujo projeto atingiu os 68 centímetros, e pela "Douçuraoutravessura", com 60 centímetros. Após a partilha dos resultados, os representantes das 11 equipas partilharam as principais dificuldades e etapas do processo de concretização dos projetos.

O segundo dia iniciou-se com uma atividade no exterior, que teve como objetivo colocar os estudantes à prova, superando as suas próprias expectativas. Ao longo da manhã, praticaram taekwondo sendo desafiados a quebrar uma tábua de madeira no final, algo que todos conseguiram.

Durante o período da tarde, os estudantes conheceram alguns dos projetos integradores de curso apresentados no final do passado ano letivo, através dos estudantes responsáveis pelo desenvolvimento dos mesmos, e participaram em dois workshops hands-on, de forma a adquirir as competências básicas do funcionamento do arduino e do fénix. Os workshops contaram com o apoio da HackerSchool, do IEEE SB do Técnico e do NEEC e da Direção de Sistemas Informáticos, respetivamente.

O último dia contou com uma ação coletiva solidária, em cooperação com o Banco Alimentar Contra a Fome. Os estudantes foram divididos em grupos, com diferentes funções, desde a separação de peças de vestuário à verificação do funcionamento de equipamentos eletrónicos.

No período da tarde, teve lugar a sessão Entraste no Técnico? O teu kit de sobrevivência, que teve a participação da Maria Vilar, alumna da LEEC e fundadora e CEO da Immersiv Studios, sendo conduzida pelos atuais estudantes da LEEC. Ao longo da sessão, a oradora deu a conhecer um pouco do seu percurso, académico e profissional, respondendo às diferentes questões dos alunos. Maria Vilar reforçou que reforçou que voltaria a escolher a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Terminada a sessão, os coordenadores da licenciatura colocaram um último desafio aos estudantes: responder a algumas questões, relativas aos projetos integradores de curso apresentados previamente. Após o desafio, os professores entregaram os diplomas que reconheceram os vencedores do desafio de engenharia - a equipa Torre Eiffel, constituída pelos alunos Dilan Pereira, Lourenço Silva, Lucas Trigo, Manuel Oliveira, Martim Castanheira, Martim Estrela e Sofia Santana -, a equipa com melhor nome - Eletrotecnia e Companhia, constituída por alunos David Leal, Filipe Gomes, Hugo Montez, Ivo Durães, Lourenço Gonçalves, Miguel Fontainhas, Sachipreet Kaur e Sara Fock -, e a equipa mais participativa - constituída por Bruno Coelho, David Vieira, Diogo Dutra, Inês Gonçalves, José Rodrigues, Rafael Abrantes, Rafael Domingues, Raquel Duarte e Vicente Manuel. Foram ainda distinguidos os estudantes que responderam corretamente e de forma mais rápida ao quiz final.
A semana de acolhimento terminou com a cerimónia de agradecimento a todos os envolvidos no programa ElectroStart, incluindo a iniciativa professores Paulo Correia e Tereza Vazão, e apoio do secretariado, da comunicação, dos membros dos núcleos e dos ElectroBuddies.
Veja as fotografias da semana de acolhimento através do respetivo link: