Round Table: Ricardo Lameirinhas partilha a sua experiência como estudante de doutoramento

O segundo dia dos PhD Open Days teve início com o painel "Navigating the PhD Voices from Students and Alumni", teve a participação de Ricardo Lameirinhas, alumnus do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e investigador no Instituto de Telecomunicações, Filipe Santos, Gonçalo Ribeiro, Manuel Rentschler e Moritz Raible, alunos de doutoramento do Técnico. A sessão foi moderada por Alexandre Athayde, aluno do doutoramento em Engenharia Aeroespacial.
Ricardo Lameirinhas começou por abordar os desafios enfrentados durante o doutoramento, referindo as dificuldades de socialização, associadas ao isolamento resultante do facto de cada estudante dispor do seu próprio gabinete e equipamento. Destacou, no entanto, que conseguiu ultrapassar essa barreira através da integração no PhD Hub, o núcleo de estudantes de doutoramento do Técnico. Por outro lado, mencionou também a incerteza inicial quanto ao que é esperado de um aluno de 3.º ciclo, particularmente no contexto português.

Quando questionado sobre a forma como o doutoramento completou a sua formação, o investigador realçou a aquisição tanto de soft skills, incluindo competências relacionadas com comunicação pública, como de hard skills. Neste sentido, sublinhou a capacidade de análise de procura de soluções de forma independente e o desenvolvimento do pensamento crítico, algo que considera importante tanto para a vertente académica como para a vida pessoal.
A sessão contou com a resposta a várias perguntas, colocadas por estudantes, envolvendo a temática da saúde mental. Ricardo Lameirinhas destacou que vê a incerteza, como algo benéfico, que contribui para a inovação.
O importante é ter uma metadologia sólida (...) Até os maus resultados podem dar-vos teorias extraordinárias ou bons produtos.
Ricardo Lameirinhas, alumnus de PDEEC e investigador no IT
Ainda na área da saúde mental, o investigador apelou aos estudantes para tentarem manter o equilíbrio entre os estudos e a vida pessoal, incluindo a gestão de hobbies e os períodos de descanso, de forma a conseguirem obter os melhores resultados.
