Rui Martins é distinguido com o Prémio de Amizade do Governo Chinês

No dia 30 de setembro, Rui Martins, atualmente Vice-Reitor da Universidade de Macau (UM) e Diretor do Instituto de Microeletrónica, foi distinguido com o Prémio de Amizade do Governo Chinês 2025. O prémio representa a mais elevada distinção nacional concedida pelo Governo Chinês a especialistas estrangeiros que atuam na China, como forma de reconhecer as suas contribuições relevantes para o desenvolvimento do país e para o fortalecimento da cooperação internacional. A cerimónia teve lugar no Grande Palácio do Povo e a notícia foi partilhada pelo Gabinete de Comunicação Social do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).

A REAM destaca que Rui Martins "afirmou sentir-se profundamente honrado com o reconhecimento do Governo Chinês" e que considera que distinção representa uma motivação adicional para continuar a contribuir para o desenvolvimento da China e para o bem-estar da sua população. Ao longo de mais de três décadas, o Vice-Reitor da Universidade de Macau tem estado profundamente envolvido em atividades de investigação científica e de ensino superior.

Rui Martins obteve a Licenciatura, Mestrado, Doutoramento e Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC), do Instituto Superior Técnico (IST), é IEEE Life Fellow e Membro Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa m Macau, tem desempenhado um papel central na formação de recursos humanos altamente qualificados, alinhando-se com padrões internacionais. Em 2003, fundou o Laboratório de Investigação em Circuitos Analógicos e Mistos (VLSI) na Universidade de Macau, sendo atualmente designado como Laboratório de Referência do Estado em Circuitos Integrados em Muito Larga Escala, na vertente Analógica e Mista. "Desde a sua criação, o laboratório formou mais de 370 mestres e 200 doutorados, tendo 88 trabalhos de investigação sido aceites e publicados pela IEEE International Solid-State Circuits Conference – ISSCC, o que coloca o laboratório em primeiro lugar a nível nacional em termos do número acumulado de publicações" avança o Gabinete de Comunicação Social do Governo da RAEM.

Na vertente da cooperação no ensino superior entre a China e os países de língua portuguesa o professor tem promovido diversas iniciativas de intercâmbio e colaboração académica, reforçando a formação de quadros e a investigação conjunta entre a China e os países de língua portuguesa. Em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da AULP – uma distinção reservada a apenas cinco personalidades a nível mundial.

Ao longo da sua carreira, Rui Martins foi distinguido em várias ocasiões pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau, tendo recebido a Medalha de Mérito Profissional (1999), o Título Honorífico de Valor (2001) e a Medalha de Mérito em Educação (2021). Foi também distinguido com diversos prémios de ciência e tecnologia atribuídos pela RAEM. Em 2023, recebeu o Author Recognition Award da ISSCC, e em 2024 foi distinguido com o Prémio Nacional da Ordem dos Engenheiros de Portugal na categoria de Engenharia Electrotécnica.

Notícia e fotografias: Gabinete de Comunicação Social do Governo da RAEM

Tópicos: