TFC: o núcleo de estudantes que construiu o 1.º carro movido a hidrogénio em Portugal

O Técnico Fuel Cell, também conhecido como TFC, é o núcleo de estudantes do Técnico especializado no desenvolvimento de veículos movidos a hidrogénio. Focados na concretização de um protótipo de carro urbano, os estudantes procuram aplicar diferentes áreas da engenharia, como a eletrotécnica e de computadores, tendo em conta conceitos como a sustentabilidade e a inovação. Em entrevista ao DEEC, Gonçalo Lázaro, estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e líder do departamento de sistemas elétricos, deu a conhecer um pouco mais deste projeto.

O objetivo principal do TFC é o desenvolvimento de carros movidos a hidrogénio, inovadores e energeticamente eficientes. A par deste objetivo, temos o desafio anual de participar na Shell Eco-Marathon, uma competição de renome internacional, cujo foco é a eficiência.

Gonçalo Lázaro, estudante de MEEC e líder do departamento de sistemas elétricos do TFC

Fundado em 2019, tendo enfrentado a pandemia de COVID-19 no seu início, o TFC já construiu 2 veículos: o TFC01, um veículo com a capacidade de atingir os 50 km/h, que participou na categoria "Urban Concept", na Shell Eco-marathon em 2023, 2024 e 2025. Esta competição internacional decorre anualmente no Circuito Paul Armagnac em Nogaro, França, com objetivo de incentivar os estudantes a construir veículos que percorram a maior distância o menor gasto de combustível possível. Gonçalo destaca que a competição proporciona aos estudantes o contacto com a procura de soluções a problemas reais, num local que contrasta com um ambiente controlado, com o apoio dos professores, em sala de aula: "temos de ter uma capacidade de adaptação muito rápida", num local em que podem também cooperar com outras equipas.

Este ano, os estudantes participaram ainda na categoria de veículos elétricos e de condução autónoma.

Shell Eco-marathon 2023 / TFC

Vendo este núcleo como um desafio associado a objetivos ambiciosos, tratando-se de uma equipa relativamente recente, Gonçalo decidiu juntar-se à equipa por ter a oportunidade de estar na “linha da frente”, tendo a oportunidade de desenvolver e testar as diferentes partes e sistemas do carro, complementando o conhecimentos de engenharia adquiridos ao longo do curso.

A engenharia eletrotécnica e de computadores está inevitavelmente presente no dia-a-dia no TFC. Trabalhamos um pouco com todas as áreas, incluindo energia, controlo, telecomunicações, computadores e eletrónica.

Gonçalo Lázaro, estudante de MEEC e líder do departamento de sistemas elétricos do TFC

Atualmente, o TFC está dividido em 8 departamentos, dos quais 3 estão diretamente relacionados com engenharia eletrotécnica e de computadores: o de sistemas autónomos - que tem como objetivo a automação da condução do carro, utilizando inteligência artificial para a travagem em situações de existência de obstáculos ou de sinalização -, o de hidrogénio, que recolhe dados de telemetria, como a tensão elétrica, a corrente e a temperatura, de modo a otimizar a utilização de hidrogénio -, e o de sistemas elétricos, que, por sua vez, se subdivide em 3 áreas de trabalho: "propulsão - que inclui o desenvolvimento de todo o sistema propulsor do carro, incluindo o controlo e gestão de energia -, sistemas periféricos - referente à concepção de todos os circuitos auxiliares à condução de um carro
urbano, como faróis e piscas, limpa para-brisas, buzina, visor, entre outros -, e telemetria - que diz respeito à aquisição e condicionamento dos dados dos diversos sistemas do carro, a par da transmissão e envio dos mesmos para visualização em tempo real remotamente", explica Gonçalo Lázaro.

Além disto, existem competências transversais a todas estas áreas, como a simulação de circuitos, o desenho de placas de circuito impresso, soldadura e programação de microcontroladores que naturalmente promovem os conhecimentos de engenharia eletrotécnica.

Gonçalo Lázaro, estudantes de MEEC e líder do departamento de sistemas elétricos do TFC

Tendo como meta permanente a evolução da tecnologia utilizada no automobilismo, o Técnico Fuel Cell pretende desenvolver, num futuro próximo, o primeiro veículo elétrico, movido também a hidrogénio, com condução autónoma.

Tópicos: