Hugo Morais participa na conferência e exibição "Driving Energy Transition in EU: the Role of Electric Mobility"

Ao longo do dia 15, decorreram várias palestras sobre mobilidade elétrica e transição energética, tendo sido partilhadas várias perspetivas relativas ao panorama internacional. O evento, organizado pela equipa de coordenação do EV4EU no INESC-ID, contou com a participação de Hugo Morais, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e coordenador do projeto, e reuniu especialistas e interessados na área. Estiveram também presentes vários stands com apresentações sobre o tema, onde o DEEC participou com a colaboração de alunos dos cursos de engenharia eletrotécnica e de computadores e de engenharia aeroespacial, dos diferentes graus académicos.

A conferência iniciou-se com a sessão de abertura, com a presença de Hugo Morais, Inês Lynce (presidente do Conselho de Administração do INESC-ID) e Rogério Colaço (presidente do Técnico). Hugo Morais enfatizou o papel das políticas europeias relativas à transição energética e, de seguida, moderou a sessão Exploring the European Electric Mobility Landscape, focada nas tecnologias V2X. O investigador e coordenador do EV4EU destacou a importância da organização das cidades e do envolvimento dos investidores na transição energética. Por outro lado, realçou também a necessidade do estudo soluções relativas aos serviços de flexibilidade dos veículos elétricos, das condições de utilização e dos fatores externos relacionados com degradação das baterias utilizadas para o fornecimento de serviços à rede elétrica.

Charging Forward with Technology

A segunda sessão contou com a presença dos alumni de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tiago Lourenço (moderador e atual responsável de P&D de Redes na EDP NEW) e Rui Gonçalves (director de estratégia e regulação na E-REDES). Duarte Dias (da withUS) e Jorge Martins (da REN) também estiveram presentes. Tiago Lourenço destacou a solução Speed-E, que tem como objetivo o carregamento rápido de veículos e possibilita a eletrificação de veículos pesados. Também referiu a importância do desenvolvimento de dispositivos inteligentes e controláveis que possam otimizar o processo de carregamento uma forma previsível. Por último, realçou o facto de existirem tecnologias emergentes que moldam os modelos de negócio nesta área e refletiu sobre o papel das soluções dinâmicas com flexibilidade local.

Tackling V2X Challenges and Opportunities

Durante a tarde, decorreu a sessão Tackling V2X Challenges and Opportunities, que consistiu numa visão mais aprofundada sobre as tecnologias V2X. Contou com a perspetiva de Hugo Morais, no âmbito do projeto EV4EU, juntamente com outros oradores.

Regulatory Framework for Electric Mobility

A última sessão foi moderada por António Vidigal (Energy and ITC Advisor/Speaker) e teve a participação de Jorge Esteves (da ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) - ambos alumni de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Também estiveram presentes Filipe Pinto (da DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia), Débora Melo Fernandes (Pérez-Llorca) e Alexandre Videira (da MOBI.E). Nesta sessão, António Vidigal destacou a regulação como um fator positivo e falou um pouco sobre a AFIR (Alternative Fuels Infrastructure Regulation), criada pelo parlamento europeu. Também realçou que é necessária uma reinvenção dos sistemas elétricos e que Portugal está num posicionamento favorável para se tornar um "Living Lab" para a mobilidade elétrica, baseando-se no conceito "baterias sobre rodas", do Reino Unido.

O evento terminou com o discurso de Miguel Pupo Correia, presidente do INESC-ID, e com o agradecimento de Hugo Morais aos participantes, sublinhando a importância destas iniciativas de forma a alcançar a um futuro sustentável.

Artigo original completo e fotogaleria: EV4EU

Imagem de capa: EV4EU

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