Prémio de Investigação Científica em Ciências Militares atribuído a aluno de doutoramento orientado por professor do DEEC

O Major Luís Marques com o seu artigo "Development of a Portable Neutron Detection System for Security and Defense Applications", publicado na Springer em 2023 (DOI: 10.1007/978-981-19-7689-6_24), foi mais uma vez agraciado com um prémio, o "Prémio de Investigação Científica em Ciências Militares 2023" na Área das Técnicas e Tecnologias Militares. O Major Luís Marques é estudante de Doutoramento e tem como orientadores os Professores Pedro Vaz (C2TN) e Alberto Vale (IPFN/DEEC).

Neste artigo é apresentado o desenvolvimento e teste de um sistema portátil de deteção de neutrões, baseado num cintilador plástico e sensores fotomultiplicadores, com vista a detetar materiais especiais nucleares (e.g. plutónio) e outras fontes de neutrões utilizadas na indústria e investigação.

A solução apresentada teve como génese os desenvolvimentos e avanços conseguidos no âmbito do projeto de I&D FRIENDS (Fleet of dRones for radIological inspEction, commuNication anD reScue - https://www.ipfn.tecnico.ulisboa.pt/FRIENDS/), tendo como investigadores principais os Professores Alberto Vale e Rodrigo Ventura (ISR/DEEC) e o acompanhamento da Agência Portuguesa do Ambiente e da Empresa de Desenvolvimento Mineiro.

O prémio "Investigação Científica em Ciências Militares" é atribuído anualmente pelo Instituto Universitário Militar e visa reconhecer os trabalhos de investigação científica em cinco áreas fundamentais das Ciências Militares, entre as quais a área de "Técnicas e Tecnologias Militares".