Sahar Moradi Cherati, estudante de doutoramento, é distinguida com o Prémio "Best Student Paper”

Sahar Moradi Cherati, estudante do Doutoramento e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi distinguida como prémio "Best Student Paper”, durante o simpósio anual do IEEE Computer Society sobre VLSI (Very-large-scale integration).
O trabalho, “MSDF-Based Hardware Accelerators for Energy-Efficient Neural Networks in Edge Computing Applications”, foi orientado pelo professor Leonel Sousa, co-autor do artigo. A investigação propõe uma nova abordagem para o desenvolvimento de unidades Multiply-Accumulate (MAC) com recurso à aritmética MSDF (Most Significant Digit First), com o objetivo de melhorar o desempenho de redes neurais em dispositivos de edge computing, minimizando a latência e otimizando o consumo de energia e a utilização de área.
Este Simpósio é um espaço de referência para a promoção da investigação multidisciplinar e de abordagens inovadoras no domínio do VLSI. A edição de 2025 deu destaque a novas tendências e conceitos emergentes, cobrindo uma vasta gama de temas — desde circuitos, sistemas e metodologias de design VLSI, até à sua aplicação em áreas e tecnologias emergentes. Este ano, o evento decorreu em articulação com a iniciativa #SMART4Women, através da organização do encontro “Empowering Women in Hardware & Chip Design: Challenges & Success Stories”.
Notícia e fotografia: INESC-ID