Escola Secundária de Cascais visita-nos novamente
No dia 29 de outubro, o DEEC recebeu mais de 60 alunos, numa visita dividida em 3 partes. Iniciou-se com a apresentação do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), por parte do professor João Fernandes, onde os alunos conheceram os cursos e os núcleos de estudantes. O professor destacou o facto de o Técnico ter docentes que procuram ter sempre um conhecimento atualizado, relativamente ao desenvolvimento tecnológico, algo fundamental para os atuais e futuros alunos.
Após a apresentação, os alunos foram divididos em três grupos, de forma a otimizar a visita aos módulos. Todos os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o módulo de Energia e Sustentabilidade, o módulo de Inteligência Artificial e Robótica e o museu Faraday.
O módulo de Energia e Sustentabilidade foi também apresentado pelo professor João Fernandes, que realizou uma experiência com nitrogénio. Os alunos "puderam experienciar a aplicação das leis da física em mobilidade elétrica. Em particular, foram feitas experiências com supercondutores. Nestas experiências os supercondutores, ao serem arrefecidos abaixo de 200ºC negativos, levitam de forma estável acima de ímanes. Estes supercondutores memorizam o campo magnético e não se aproximam nem se afastam dos ímanes para manter este campo. Esta tecnologia pode ser usada, por exemplo, em comboios de levitação magnética de alta velocidade, eliminando a fricção com os carris e possibilitando altas velocidades", explicou o professor.
A visita ao museu Faraday foi guiada pelo professor Ferreira Fernandes, e os grupos refletiram sobre a importância do trabalho feito ao longo da história para alcançar o conhecimento atual no âmbito da tecnologia. O professor realçou o facto de o percurso percorrido no passado ser a base para o desenvolvimento futuro. Os alunos aprenderam um pouco sobre a temática da eletricidade, relembrando algumas das grandezas e do contexto em que são utilizadas, assim como quem foi Michael Faraday. Observaram também o interior de alguns dos aparelhos utilizados no dia-a-dia, como, por exemplo, os contadores elétricos.
O módulo de Robótica e Inteligência Artificial foi apresentado pela professora Isabel Ribeiro, subordinado ao tema “Como funcionam os robots”. A exposição deu a conhecer robots com diversas configurações e usados em múltiplas aplicações. Ao longo da apresentação, os alunos visualizaram vídeos de robots autónomos alguns com robots a jogar futebol, a apanhar morangos e a limpar o chão em supermercados. Foi mostrado que todos os robots têm o mesmo tipo de componentes e que todos funcionam segundo o mesmo princípio de Predição, Cognição, Ação. Os alunos conheceram também o robot humanoide iCub (carinhosamente referido no ISR como o Chico), desenvolvido no âmbito de projetos europeus em que o Técnico/DEEC e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) estiveram envolvidos. Foi indicado que usando técnicas de IA os robots têm capacidade de aprender, mostrado o Chico a aprender a fazer uma sanduiche e robots qua aprenderam a jogar futebol sem terem sido especificamente programados tal. No fim, os alunos brincaram o Darwin a jogar futebol e foram seguidos até ao elevador pelo robot Témi.
A visita terminou com a foto de grupo tirada na entrada do edifício e com o convite para mais visitas ao DEEC.
Fotografia: Marisa Pereira