DEEC TALK com Dante Muratore

No dia 22 de outubro às 12h00, acontecerá a sessão "Implantable Electronics for a High Fidelity Artificial Retina" no anfiteatro EA1. A palestra contará com a participação de Dante Muratore, professor auxiliar na Seção de Bioeletrónica da Universidade de Tecnologia de Delft.

Sobre o orador

Resumo
As interfaces eletrónicas para a retina representam uma oportunidade entusiasmante para restaurar — ou até ampliar — a visão. Embora existam dispositivos de prova de conceito, estes proporcionam capacidade visual limitada por apenas controlarem, de forma grosseira, os circuitos neurais-alvo e por não respeitarem a especificidade celular e por tipo celular. Para melhores resultados, os dispositivos futuros deverão conseguir controlar uma grande população de neurónios com resolução ao nível celular. Nesta palestra, será apresentado o desenho de uma interface neural sem fios bidirecional e discutidos os desafios de circuito e sistema associados à eletrónica implantável.

Bio
Dante G. Muratore nasceu em Buenos Aires, Argentina. Licenciou-se (B.Sc.) e concluiu o mestrado (M.Sc.) em Engenharia Eletrotécnica no Politecnico di Torino, Itália, em 2012 e 2013. Obteve o doutoramento (Ph.D.) em Microeletrónica na Universidade de Pavia, Itália, em 2017 (Integrated Microsystems Lab). Foi Visiting Scholar nos Microsystems Technology Labs do MIT (2015–2016) e Bolseiro de Pós-Doutoramento na Universidade de Stanford (2016–2020). Recebeu o Wu Tsai Neurosciences Institute Interdisciplinary Scholar Award. Desde 2020 é Professor Auxiliar na secção de Bioeletrónica da TU Delft, onde lidera o grupo Smart Brain Interfaces. O grupo investiga soluções de hardware e de sistema para interfaces cérebro-máquina de alta largura de banda que interajam com o sistema nervoso à sua resolução natural, contribuindo para interfaces bidirecionais massivamente paralelas, processamento neural em chip e transferência sem fios de energia e dados.

Tópicos: