DEEC TALK com Steven B. Leeb

A próxima DEEC Talk, intitulada Multi-Use Power Electronics, irá decorrer no dia 28 de janeiro, às 12:01, no anfiteatro EA1. Esta sessão contará com a participação de Steven B. Leeb, docente no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Ciência de Computadores do MIT.

Sobre o orador


Steven B. Leeb obteve o doutoramento no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1993. Serviu como oficial na reserva da Força Aérea dos EUA e é docente no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Ciência de Computadores do MIT desde 1993, com nomeação conjunta no Departamento de Engenharia Mecânica. É atualmente MacVicar Fellow e Professor no Laboratory for Electromagnetic and Electronic Systems. A sua investigação centra-se no projeto e desenvolvimento de sistemas com atuadores elétricos, sensores e eletrónica de potência, com aplicações industriais, médicas e em qualidade de energia, incluindo monitorização não intrusiva de cargas (NILM). É autor ou coautor de mais de 150 publicações e de 18 patentes norte-americanas.

Resumo da sessão


Serão apresentadas abordagens que exploram o “uso múltiplo” de tecnologias de eletrónica e de sensorização aplicáveis a sistemas de transporte. Nesta visão, sensores e cargas desempenham várias funções em simultâneo, minimizando custos e esforço de instalação, e permitindo recolher informação útil e acionável para manutenção baseada na condição e para controlo. Por exemplo, fontes de iluminação, como os faróis de um veículo, podem também funcionar como transmissores de comunicação entre veículos. Como segundo exemplo, dispositivos de colheita de energia magnética podem recolher informação sobre vibração, regime de funcionamento e estado dos apoios mecânicos de máquinas elétricas.

Em particular, a palestra apresentará um sistema de monitorização de vibrações designado VAMPIRE (“Vibration Assessment Monitoring Point with Integrated Recovery of Energy”). O VAMPIRE ocupa espaço livre na caixa de terminais de um motor típico e pode ser instalado de raiz ou como retrofit, bastando fazer passar um dos condutores de fase através do dispositivo. Um núcleo magnético acopla indutivamente energia a partir do condutor, de forma semelhante a um transformador de corrente, mas com o objetivo de extrair ativamente potência útil. Este sensor autoalimentado permite detetar o regime de funcionamento através da medição de corrente, a velocidade de rotação através da força contraeletromotriz mesmo quando o motor está desligado da rede, e correlacionar vibração com velocidade para obter uma função de transferência mecânica indicativa do estado do sistema de montagem. O VAMPIRE ilustra uma abordagem de engenharia orientada para a redução do custo económico e do esforço de manutenção do desempenho de atuadores eletromecânicos.

Tópicos: