"Smart Optical Sensors for Internet of Things" ganha prémio de melhor vídeo, atribuído pelo IEEE Access

Todos os anos, o IEEE Access atribui um prémio de vídeo para os autores que enviam um vídeo dos respetivos artigos.

Este ano o vencedor foi o vídeo "Smart Optical Sensors for Internet of Things: Integration of Temperature Monitoring and Customized Security Physical Unclonable Functions", da autoria de Lília Dias, João Ramalho, Tiago Silvério, Lianshe Fu, Rute Ferreira, e Paulo André, Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de and Computadores, e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT).

A Internet das Coisas (IoT) tem um elevado impacto societal, onde se destacam os serviços de saúde. Os desafios incluem o desenvolvimento de dispositivos IoT inteligentes autenticáveis, com a capacidade de rastrear pessoas e simultaneamente medir a temperatura do corpo humano em tempo real, com o objetivo de inferir uma condição de saúde de maneira remota e sem contato, por meio de equipamentos fáceis de usar, como um smartphone. Neste trabalho, etiquetas inteligentes unívocas baseadas em códigos de resposta rápida (QR) foram projetadas e impressas em substratos médicos (máscaras de proteção e adesivos) usando tintas luminescentes orgânicas/inorgânicas flexíveis.

Veja aqui o vídeo vencedor.