E.Stories: alumno Nuno Fonseca partilha a sua experiência no mundo do empreendedorismo
O Técnico Innovation Center (TIC) recebeu o E.Stories@Tecnico, promovido pela Fidelidade, no passado dia 30. Nuno Fonseca, alumno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e fundador da SoundParticles, e Diogo Rato, alumno de engenharia informática e de computadores e co-fundador da Testwaves, falaram sobre o seu percurso na área do empreendedorismo. Ao longo da sessão foram abordados temas como os desafios enfrentados, o percurso académico dos oradores, o valor social das suas empresas e a viabilidade de projetos.
O evento iniciou-se com a apresentação por parte de Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, que realçou o facto de o empreendedorismo não ser algo linear em Portugal, uma vez que os estudantes muitas vezes não possuem uma perspetiva de negócio relativamente à sua investigação e possíveis produtos resultantes da investigação. Pedro Amaral fez também a apresentação dos oradores, Nuno Fonseca e Diogo Rato, e da moderadora, Madalena Ferreira, da Fidelidade.
Nuno Fonseca, fundador da SoundParticles, começou por explicar que o seu software consiste em computação gráfica que cria áudio, num processo semelhante à renderização de imagem a partir de pequenas partes. Desta forma, o áudio produzido para ser utilizado numa cena de batalha de um filme pode ser construído a partir da junção de milhares de pequenos sons. Este software é atualmente utilizado em cinema, séries, jogos e na indústria da música, algo que Nuno define como um trabalho que liga diferentes paixões.
Sinto-me privilegiado por poder trabalhar nesta área.
Nuno Fonseca, fundador da SoudParticles
O interesse pelo empreendedorismo cresceu quando Nuno teve contacto com uma unidade curricular da Universidade de Stanford que incidia sobre alguns conteúdos da área, tendo a oportunidade de seguir online a matéria lecionada. Por este motivo, o ex-aluno acredita que o ensino português deveria também incluir alguns conceitos no seu plano de estudos, de forma a dar a conhecer aos estudantes como funcionam os modelos de negócio e aproximá-los das empresas, independentemente do seu curso.
Quando questionado sobre as mais-valias de ser um alumnus do Técnico, o fundador da SoundParticles destacou o facto de ter estudado numa escola exigente, na medida em que os alunos são desafiados a encontrar soluções para vários tipos de problemas, apresentados ao longo do curso. Estas questões acabam por ter impacto na vida dos estudantes, incluindo no seu percurso pessoal e profissional. Na sua perspetiva não há problemas sem solução, apenas é necessário tempo para encontrá-la.
Nós aprendemos que qualquer problema tem solução.
Nuno Fonseca, fundador da SoudParticles
Nuno Fonseca falou também sobre os desafios enfrentados ao longo dos anos, considerando que o maior deles foi tomar a decisão de criar uma empresa, após ter um projeto. Afirmou que o ramo empresarial é uma constante "montanha-russa", onde se tenta equilibrar as despesas, os rendimentos, o pagamento de salários, a procura de investidores e o facto de Portugal não ter a mesma capacidade de investimento de outros países, como, por exemplo, os Estados Unidos. No entanto, embora esteja consciente da instabilidade que acompanha inerentemente o processo de criação, crescimento e manutenção de uma startup, Nuno optou por não vender a sua empresa, no passado, mantendo os seus objetivos de expansão de negócio e desenvolvimento do software.
Reforçou também a importância dos profissionais e investigadores trabalharem ativamente nos projetos quando existe uma ideia, sendo necessário concretizá-la de forma a implementar uma nova visão no mercado.
Vocês querem o papel principal, o papel secundário ou o de figurante?
Nuno Fonseca, fundador da SoudParticles
Apesar de poder ser considerado um empresário de sucesso, uma vez que o seu software é utilizado em empresas de Hollywood como a Disney ou a Universal, Nuno valoriza a sua qualidade de vida em Leiria, mantendo uma perspetiva de negócio no mercado internacional. A sua empresa é sediada na mesma cidade, com 20 trabalhadores, e mantem o contacto com um profissional da SoundParticles em Los Angeles. Realça também que pretende continuar a trabalhar na empresa enquanto tiver prazer no seu trabalho, destacando que já alcançou alguns dos seus objetivos e que, no mundo do empreendorismo, existe sempre a necessidade de criar novos sonhos, à medida que os antigos se tornam realidade.
Eu quero continuar enquanto isto me der gozo.
Nuno Fonseca, fundador da SoudParticles
Ao longo do evento, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos oradores e de partilhar também parte da sua experiência, num momento de microfone aberto. A sessão terminou com um coffee break, que aproximou os profissionais e a comunidade académica, tendo continuado o debate sobre o empreendedorismo em Portugal e o papel das universidades na construção de uma visão crítica dos docentes e estudantes relativamente a esta área.
Fotografia: Daniela Leonardo
Edição: Marisa Pereira