FST Lisboa conquista resultados históricos na época 2023/24

A equipa da Formula Student do Instituto Superior Técnico terminou a época com as melhores classificações internas, com o protótipo FST13 – um carro 100% elétrico e autónomo. A equipa foi constituída por mais de 60 alunos, maioritariamente dos cursos de Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial, pertencentes ao DEEC, assim como de Engenharia Informática e Engenharia Mecânica.

Mais do que uma competição académica, vejo esta iniciativa como uma grande incubadora de competências, sejam técnicas, de gestão de projeto ou até de liderança.

Tiago Roxo, Head of Human Development Axians Portugal

O FST13 competiu nas categorias de veículo elétrico (EV) e veículo autónomo (DV).

A útima fase decorreu entre os dias 3 e 7 de setembro, em Castelo Branco, e os estudantes alcançaram o 1.º lugar no pódio em ambas as categorias, assim como os melhores resultados do núcleo em SkidPad e aceleração.

No circuito Barcelona-Catalunha (Espanha), os alunos conseguiram o 2.º lugar na categoria DV e o 8.º em EV. Os alunos enfrentaram o desafio provocado pelas elevadas temperaturas, uma vez que o evento decorreu na primeira semana de agosto.

Em Hockenheimring (Alemanha), o grupo ficou em 7.º em EV e 8.º em DV, após um acidente, realçando o seu desempenho numa competição com 80 equipas e o desempenho dos alunos ao longo do ano. A fase sucedeu entre os dias 12 e 18 de agosto.

O evento anual tem como objetivo desafiar os alunos em várias vertentes, incluindo a agilidade, resistência e performance do veículo na pista, o design, a gestão financeira e o conhecimento teórico. O circuito português já está incluído no calendário internacional de 2025, recebendo a competição de 28 de julho a 2 de agosto.

Fotografia: FST Lisboa

Notícia: Técnico

Tópicos: