Técnico Fuel Cell apresenta TFC02

No passado dia 23, o Técnico Fuel Cell apresentou o seu mais recente veículo movido a hidrogénio - o TFC02 - no campus da Alameda. Após o lançamento do TFC01, em 2024, o núcleo reafirmou o seu compromisso com a inovação, através da concretização de um novo protótipo, mais eficiente e mais leve.

Afonso Cruz, líder de equipa e estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, conduziu a sessão, começando por chamar ao palco Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico. Rogério Colaço destacou a importância dos estudantes integrarem os núcleos de estudantes, representando uma oportunidade para adquirir conhecimentos complementares às aulas e de aplicá-los na prática. Após felicitar os estudantes, o presidente lançou 3 desafios ao núcleo: documentar tudo, de forma a passar o conhecimento às gerações futuras, abrir o projeto a mais estudantes e manter a ambição e, sobretudo, a humildade.
A cerimónia contou também com a intervenção de Manuel Andrade, representante da Galp, que reconheceu o mérito da equipa.

De seguida, os líderes dos departamentos de mecânica, de sistemas elétricos e de sistemas autónomos falaram sobre o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos pela equipa.
Gonçalo Lázaro, líder do departamento de sistemas elétricos do TFC e estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, começou por recordar semana anterior à competição, na qual a equipa detetou alguns problemas num dos sistemas do veículo, destacando que o núcleo teve a capacidade de encontrar alternativas em pouco tempo. Neste sentido, relembrou algumas das conversas com os colegas, onde discutiam o que define um bom engenheiro - não se trata de alguém que consegue obter os resultados pretendidos à 1.ª, mas de uma pessoa que se consiga facilmente adaptar às adversidades que surgem ao longo do percurso. De seguida, o líder falou um pouco sobre os sistemas elétricos desenvolvidos: o veículo utiliza um novo sistema de telemetria, que permite a transmissão de dados em tempo real, e sistemas periféricos mais simples, robustos e leves. Destacou ainda que se trata do protótipo mais eficiente do núcleo, possuindo também um sistema de propulsão mais otimizado.

O Técnico Fuel Cell fez ainda referência ao TFC01 - Camões, explicando a origem do nome: além do ano do lançamento do 1.º protótipo coincidir com os 500 anos do aniversário do escritor, o sistema de condução autónoma utiliza apenas a câmara do lado esquerdo, embora esteja conectado a duas câmaras. Este sistema, adicionado ao veículo este ano, é utilizado numa prova constituída per 3 setores: circuito livre, pista de obstáculos e estacionamento parcialmente livre, onde o carro deteta o lugar vago, explicou Diogo Valdrez, líder do departamento de sistemas autónomos e estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Numa perspetiva futura, o núcleo tem como objetivo desenvolver o primeiro veículo totalmente autónomo e movido a hidrogénio.
O evento terminou com uma demonstração no exterior, em frente ao pavilhão central.
📷
Veja a fotogaleria do evento, carregando no botão verde após aceder a este link.
