TLMoto apresenta novo protótipo
No dia 18 outubro, o núcleo de estudantes do Técnico apresentou o TLM04e, o protótipo de mota elétrica mais rápido construído por alunos. A mota consegue atingir os 200 quilómetros por hora. O rollout teve início no Salão Nobre e o desempenho do veículo foi demonstrado com manobras e habilidades no estacionamento do campus.
Vasco Lopes, líder da equipa, afirmou que a ocasião marca o início de uma nova época. O evento assinala “um momento importante para [a TLMoto], pois revela meses de dedicação e inovação”. O estudante agradeceu à equipa, aos seus familiares e amigos e ao Técnico.
[O IST] é uma instituição que providenciou os meios para as nossas funções mas, sobretudo, uma comunidade, seja através dos núcleos que funcionam como verdadeiros amigos ou dos professores e funcionários que todos os dias nos ajudam.
Vasco Lopes, líder da TLMoto
Carlos Santos Silva, vice-presidente do Conselho Pedagógico reforçou também a importância dos projetos desenvolvidos pelos estudantes: “É nos núcleos que conseguem casar os interesses pessoais e hobbies com as capacidades que estão a desenvolver enquanto estudantes do Técnico” e que sem eles, “o Técnico não teria a imagem que tem”.
No segmento de apresentação técnica, o público ficou a conhecer o sistema de armazenamento de energia do veículo, o mais leve de todos os protótipos até agora desenvolvidos, e conceitos estruturais inovadores implementados.
Fundado há dez anos, a TLMoto dedica-se ao desenvolvimento de motas elétricas de alta performance, com foco em soluções de mobilidade sustentável. A equipa, pioneira na área em Portugal, construiu a primeira mota elétrica totalmente portuguesa, e tem representado o país em competições internacionais, como a MotoStudent, em Aragão, Espanha.
A TLM04e é projetada para otimizar o desempenho dinâmico e energético, e a equipa planeia competir no circuito internacional de Aragão em 2025 com este protótipo. Nas competições passadas, já alcançou grande destaque, reforçando a sua posição como líder no desenvolvimento de motas elétricas no país, tendo, por exemplo, alcançado o 7.º lugar na fase de projetos (MS1) em 2021.
Fotografia: Henrique Pereira | Instituto Superior Técnico
Notícia: Técnico