TLMoto apresenta o seu novo protótipo - o TLM05e

Na passada quinta-feira, 25 de setembro, o TLMoto apresentou, no Salão Nobre do campus da Alameda, o protótipo TLM05e - a sua mais recente mota elétrica, capaz de atingir os 200 Km/h, que se destaca pelo seu design simples e leve e que participará no circuito internacional de Aragão em 2026. A sessão foi guiada por Vasco Lopes, líder da equipa e estudante de engenharia aeroespacial, e contou com as intervenções de Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, de Miguel Tavares, tutor académico do projeto, e dos líderes dos diferentes departamentos do núcleo.

TLM05e Rollout

Vasco Lopes começou por agradecer o apoio dado à equipa, incluindo dos familiares dos membros, dos professores, dos funcionários e dos patrocinadores. De seguida chamou ao palco Pedro Amaral, que reforçou o orgulho no trabalho desenvolvido pelos estudantes estudantes do Técnico, destacando que, em menos de uma semana, o Salão Nobre recebeu três apresentações de novos protótipos: a locomotiva Loco01, do ISTrain, o TFC02, do Técnico Fuel Cell, e o TLM05e, do TLMoto. O Vice-Presidente sublinhou também o crescimento dos núcleos, são só em relação ao número de estudantes envolvidos como também no que diz respeito ao impacto do seu trabalho e à sua ligação com a indústria. Já Miguel Tavares reconheceu o esforço dos diferentes estudantes, que desenvolvem a capacidade de gerir a vida académica com a participação ativa no núcleo, tendo em conta a exigência do Técnico e do projeto.

Vasco Lopes, líder da equipa

Ao longo da sessão, Vasco Lopes sublinhou a importância do trabalho de equipa. "Percebemos que quanto mais unidos estávamos mais fortes ficávamos", reforçou, referindo que a união é a principal característica do núcleo. Destacou ainda que o projeto nasceu de uma paixão e pela vontade dos alunos em criar a sua própria mota: "foi assim que nasceu a TLMoto, da paixão pelas motas, mas também da amizade". O líder da equipa fez também uma retroespetiva do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, desde o lançamento da 1.ª mota, em 2014. Tratando-se de um núcleo que procura a inovação, dois anos mais tarde os estudantes apostaram na mobilidade elétrica: "A equipa pegou na paixão pelas motas e decidiu juntá-la à missão da sustentabilidade, trazendo consigo a necessidade de entrar no mundo da eletricidade e foi assim que nasceu a 1.ª mota elétrica portuguesa, em 2016".

Apresentação do pack de baterias

De seguida, Hugo Teixeira, diretor técnico do projeto e estudante de engenharia eletrotécnica e de computadores, falou um pouco sobre o processo de idealização e de concretização do projeto, reforçando a importância da análise para a tomada de decisões. A nível de sistemas elétricos, destacou a incorporação de uma bateria dinâmica, que combina eficiência e performance. "Tudo começa na seleção das células", referiu, destacando a importância da conjugação da resistência térmica e do comportamento térmico das mesmas.

Hugo Teixeira, diretor técnico do projeto

O diretor técnico realçou também o papel dos sistemas eletrónicos de suporte, necessários para a manutenção da segurança e das condições de performance do veículo. Os estudantes desenvolveram um sistema que monitoriza em tempo real a capacidade da bateria e um sistema para a aquisição de dados de vários parâmetros do protótipo.

Após as intervenções, o núcleo revelou o novo protótipo e Vasco Lopes anunciou que este ano o projeto está aliado à luta contra o cancro, algo destacado pela presença da cor rosa na mota.

TLM05e

No final da cerimónia, Vasco Lopes chamou ao palco todos os estudantes, dos diferentes departamentos envolvidos na conceção do projeto, - entre eles os de software, eletrónica, propulsão e powertrain.

Equipa TLMoto

O evento contou ainda com uma demonstração no exterior, em frente ao pavilhão central.

📷 Veja a fotogaleria do evento, carregando no botão verde após aceder a este link.

TLM05e

Tópicos: