ElectroStars: José Luís Trindade

Nesta edição da rubrica ElectroStars entrevistámos José Luís Trindade, aluno do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

José Luís Trindade, atualmente aluno do 2.º ano no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC), venceu o Prémio de Mérito Cisco em Arquitetura e Gestão de Redes, relativo ao ano letivo 2022/23.

Durante o ensino secundário, José partilhava o gosto pelas matérias relacionadas com física e informática. Os conceitos relativos à electricidade, presentes na disciplina de Física e Química, e por computadores, despertaram o seu interesse em seguir os estudos na área. Após alguma pesquisa e ponderação, decidiu candidatar-se à licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico.

Eu sempre tive interesse em computadores. (...) Quando estive a ver os cursos pareceu-me que este era o mais abrangente.

José Luís Trindade, aluno de MEEC

O curso e a escola foram a sua primeira opção quando se candidatou ao ensino superior. Escolheu o Técnico por ser conhecido pela sua boa reputação e tinha a certeza de que a matéria seria bem lecionada. Embora admita que não gosta muito de sair da sua zona de conforto, o estudante admite que ingressar nesta instituição significou enfrentar um novo desafio, vendo este facto como uma oportunidade para se preparar devidamente para o futuro, incluindo para a vida profissional.

O seu aproveitamento académico foi destacado pelo prémio atribuído pela Cisco, ao obter uma classificação final de 18 valores. A classificação foi feita com base nas avaliações realizadas ao longo da unidade curricular, distinguindo o melhor aluno da mesma. José acredita que o seu esforço e estudo individual foram os principais fatores que contribuíram para este reconhecimento.

Durante a cerimónia de entrega do prémio, José e Duarte Pardal (vencedor do prémio da edição 2023/24) tiveram a oportunidade de trocar contactos com os representantes da Cisco, algo que considera benéfico para o futuro, não excluindo a possibilidade de estágio na empresa. Os estudantes também receberam o convite para visitarem as instalações da Cisco.

O prémio é bom não só pela componente monetária como também [pela promoção] do contacto com uma empresa conhecida na área.

José Luís Trindade, aluno de MEEC

Ao longo desta unidade curricular, foi abordado como é feita a programação de mensagens de atendimento telefónico automáticas. Os alunos realizaram um trabalho de grupo que resultou num mecanismo semelhante aos menus automáticos apresentados quando um utilizador contacta um serviço e prime os números de acordo com o tipo de atendimento pretendido (por exemplo, prima 1 para ser atendido em português ou 2 para outro idioma). Também foi lecionada matéria sobre o funcionamento do sistema de multicast das boxes televisivas, através do qual as operadoras permitem que vários utilizadores acessem simultaneamente aos canais televisivos sem que haja uma sobrecarga da rede de telecomunicações. Os alunos também aprenderam como funciona um router, percebendo como são processadas as mensagens no mesmo.

Abordou tópicos que são bastante relevantes no mundo atual e, do ponto de vista do empregador, será útil ter pessoas com conhecimentos nessa área.

José Luís Trindade, aluno de MEEC

Após a conclusão desta unidade curricular, o estudante incluiu, entre as opões disponíveis para o seu mestrado, Redes e Computadores, sentindo-se motivado para continuar a sua procura de conhecimentos na área, mantendo interesse na aprendizagem sobre a programação de routers.

Ao longo da entrevista, José destacou também o empenho dos docentes na preparação das aulas e o dinamismo como as diferentes matérias são lecionadas. A partilha do seu dia-a-dia e da sua investigação incentivou-o, ao longo do seu percurso académico, a colocar também máximo de esforço na aprendizagem.

Quando questionado sobre o futuro, José afirma que, embora ainda seja um caminho em aberto, possui interesse no desenvolvimento de componentes de computadores e na otimização do funcionamento das mesmas. No entanto, independentemente da sua escolha, sente que a passagem pelo Técnico prepara os alunos para o mercado de trabalho, atenuando a transição entre a vida académica e o início da atividade profissional. Neste sentido, destaca a capacidade de adaptação que os alunos adquirem, ultrapassando os obstáculos mesmo que existam prazos apertados ou que estejam a passar por uma fase complexa na sua vida. Realça que ser aluno do Técnico é sinónimo de "dedicação", tentando sempre cultivar o conhecimento e aproveitando o ensino de qualidade da instituição.

[Um conselho para os futuros estudantes:] Nunca esqueçam a parte de fazer as coisas para aprender, não só para passar às unidades curriculares.

José Luís Trindade, aluno de MEEC

Tópicos: