Isabel Trancoso eleita como sócia correspondente pela Academia de Ciências

Isabel Trancoso, atualmente investigadora no INESC-ID, foi eleita no passado dia 3 sócia correspondente da 8.ª secção – Ciências e Tecnologias da Informação - da Academia de Ciências, que é composta por 9 secções, divididas nas classes de Ciências e Letras.

A Academia das Ciências tem por finalidade praticar e incentivar a investigação científica, estimular o enriquecimento e o estudo das demais formas de cultura nacional, colaborar em atividades de educação e ensino e contribuir com investigação para a valorização e discussão de ideias. Os sócios são escolhidos entre os cidadãos de nacionalidade portuguesa com obra científica ou literária produzida. Aos sócios correspondentes, cabem os deveres de comparecer nas sessões plenárias, tomar parte nos trabalhos da Academia e incrementar as atividades das secções a que pertençam.

Este ano, Isabel Ribeiro, investigadora no Instituto para Sistemas e Robótica (ISR), iniciou igualmente novas funções na Academia de Ciências, integrando a Comissão de Publicações, tendo sido eleita como sócia correspondente em 2023.

Em 2022, José Fonseca de Moura, alumnus de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, tornou-se sócio efetivo, enquanto José Santos-Victor, investigador no ISR, foi eleito sócio correspondente.

Notícia: Técnico

Fotografia: Nuno Fox

Tópicos: