Margarida Cavaleiro ganha bolsa de estudo “Women in Energy MSc”
No dia 14 de outubro, Margarida Cavaleiro, estudante do mestrado de Engenharia e Gestão da Energia, recebeu uma das bolsas apoiadas pela TagEnergy. A cerimónia decorreu na sala de Reuniões do Pavilhão Central, no campus Alameda.
O Instituto Superior Técnico e a TagEnergy celebraram a segunda edição das Bolsas “Women in Energy MSc”, um programa destinado a apoiar financeiramente e incentivar a presença feminina nas áreas de Energia e Engenharia. A iniciativa, alinhada com a promoção da igualdade de género no setor tecnológico, visa capacitar estudantes e abrir portas para uma maior representatividade feminina em setores tradicionalmente dominados por homens.
Para uma das vencedoras do ano anterior, Maria Pedrosa, “estas bolsas são muito importantes porque anteriormente muitas acabavam por ser atribuídas a homens. Este programa faz a diferença”, rematou.
Na cerimónia, também esteve presente o presidente do Instituto Superior Técnico. Rogério Colaço aproveitou a ocasião para reforçar a importância deste programa ao referir como “as bolsas TagEnergy são um apoio muito estimulante” para as estudantes da escola.
Estas medidas enquadram-se em duas linhas estratégicas: o apoio aos estudantes e a promoção da equidade de género. (...) Apesar de 52% da população portuguesa ser feminina, essa proporção não se reflete em várias posições de destaque no setor tecnológico, algo que o Técnico procura combater ativamente com iniciativas como esta.
Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico
Também foi atribuida uma bolsa a Inês Dias, estudante de Engenharia Mecânica.
Monica Andreu, Chief Technology Officer da empresa, sublinhou que “ser uma mulher no sector da energia é um desafio”. Mencionou ainda a necessidade de superar barreiras e preconceitos num setor ainda dominado por homens. Ainda assim, reforçou o compromisso da TagEnergy em criar oportunidades para que mais mulheres possam afirmar-se neste campo, contribuindo para uma indústria mais inclusiva e equilibrada.
Fotografia: Henrique Pereira | Instituto Superior Técnico
Notícia: Técnico