PhD Fast Track abre candidaturas
Prazo de candidaturas: setembro de 2025

O programa PhD Fast Track, promovido pela Técnico Doctoral School, consiste numa iniciativa dirigida a estudantes com elevado rendimento académico que pretendam iniciar os estudos para o doutoramento durante o seu mestrado, num período de 5 anos (10 semestres), que combina os 2 ciclos de estudos.
As candidaturas estão abertas até setembro e podem concorrer alunos e qualquer estabelecimento de ensino, nacional ou internacional, que terminem este ano a licenciatura ou que frequentem o 1.º ano do mestrado no Técnico. São considerados estudantes de topo os alunos que obtiveram a classificação A-Level (na escala ECTS corresponde às notas obtidas pelos melhores 10% do curso) ou 17/20 no curso de Licenciatura.
Quais são os benefícios do PhD Fast Track?
Os estudantes podem beneficiar de:
- envolvimento no programa de doutoramento enquanto frequentam o mestrado;
- frequência de unidades curriculares de doutoramento durante o Mestrado;
- desenvolvimento de uma dissertação de mestrado orientada para o tema de pesquisa do doutoramento;
- inscrição automática no doutoramento.
Que programas estão disponíveis?
Estão disponíveis mais de 30 programas, incluindo em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Eletrónica, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia Aeroespacial e Engenharia e Gestão de Energia.
Como submeter a candidatura?
As candidaturas devem ser submetidas através do formulário disponível no site da Técnico Doctoral School com os seguintes dados:
- identificação do aluno e da licenciatura;
- identificação do mestrado pretendido, caso ainda não esteja matriculado no 2.º ciclo de estudos;
- 2 referências que possam ser contactadas (preferencialmente professores da licenciatura);
- carta de motivação e identificação do programa de doutoramento pretendido.
Além destes dados, deve também ser anexado um breve currículo e a cópia do comprovativo das notas da licenciatura, com a nota final ou com a nota final esperada, caso ainda não tenha o diploma.
A Escola Doutoral do Técnico foi apresentada pelo professor Leonel de Sousa durante a mais recente edição dos PhD Open Days e pretende reformular a formação dos doutorados do Técnico, aumentando os estágios em empresas e a formação em competências transversais em temas como a inteligência artificial, o empreendedorismo e a comunicação de ciência.